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22/04/23 às 10h22 - Atualizado em 15/05/24 às 9h45

Escola de Esporte

PROGRAMA ESCOLA DE ESPORTE

 

ESTÃO ABERTAS AS PRÉ INSCRIÇÕES NAS MODALIDADES SECAS E
AQUÁTICAS, no Programa Escola de Esporte, da Secretaria de
Esporte e Lazer

 

IMPORTANTE: Modalidades secas

No caso das modalidades secas (a pré inscrição será feita direto no link:
no período disponibilizado
abaixo .

 

IMPORTANTE: Modalidades aquáticas

 

TESTE PRÁTICO: É OBRIGATÓRIO A REALIZAÇÃO DO TESTE, ANTES DA
INSCRIÇÃO NO LINK NO CASO DAS MODALIDADES AQUÁTICAS. O
TESTE SERÁ REALIZADO NO COMPLEXO AQUÁTICO CLAUDIO
COUTINHO. NO PERÍODO. (SÓ PARA AS CRIANÇAS (06 A 17 ANOS) NO
DIA 16/03/2024) E (PARA OS ADULTOS NO DIA 23/03/2024) , NOS
SEGUINTES HORÁRIOS:

MATUTINO: – de 08h as 11h00.

 

SEM A APRESENTAÇÃO DA FICHA DE TESTE, ASSINADA PELO
PROFESSOR, COM MANIFESTAÇÃO EXPRESSA, SOBRE O CANDIDATO
ESTAR APTO, A PRATICAR ATIVIDADES AQUÁTICAS VIGENTES, A
MATRÍCULA NOVA NÃO SERÁ EFETIVADA.

 

Após o candidato estar APTO na modalidade aquática, o mesmo deverá
realizar a Inscrição no link

 


NO PERIODO ABAIXO

 

Período para pré inscrições das modalidades (secas) e ( aquáticas após o
teste): e: 24/03/2024 a 30/03/2024, diretamente no link:

 

Cada candidato pode se inscrever em até duas modalidades diferentes no
ato da inscrição no link.

 

A pré inscrição não garante sua vaga.

 

Idade diferenciada para cada modalidade a partir de 06 anos.

 

Para concluir a Inscrição, existe uma taxa semestral para cada modalidade
que só será paga após o candidato receber um “e-mail” de Seleção, para a
vaga pretendida com as informações complementares. A gratuidade está
garantida para os alunos da Escola Pública, Hipossuficientes e maiores de 60
anos.

 

Mais informações no telefone: 4042 1828 – Ramal 2031.

 

 

O Programa Escola de Esportes tem, como objetivo, incentivar a prática esportiva entre crianças e adolescentes de 06 a 17 anos, integrar o adulto, o idoso e pessoas com deficiência em programas que estimulem um hábito de vida saudável e formar equipes esportivas, que possam revelar talentos para o cenário esportivo.

 

As matrículas são abertas à toda comunidade do DF e do Entorno, onde as vagas serão, prioritariamente, disponibilizadas aos alunos da rede pública e da Secretaria de Educação do DF, do ensino regular: educação infantil e ensinos fundamental e médio do Distrito Federal.

 

As atividades da Escola de Esportes são desenvolvidas semestralmente. As aulas do 1º Semestre acontecem no período de fevereiro a julho e, as de 2º Semestre ocorrem no período de julho/agosto a dezembro. Atualmente, são ofertadas 08 (oito) modalidades para a prática desportiva, sendo as aulas ministradas nas instalações físicas do Complexo Aquático Cláudio Coutinho.

 

As modalidades, o número de vagas e a faixa etária dos alunos são definidos, semestralmente, na forma abaixo discriminada:

MODALIDADE FAIXA ETÁRIA
Alongamento Acima de 14 anos
Aquatreino (Deep Water) Acima de 14 anos
Ginástica Acrobática 06 a 17 anos
Karatê Acima de 06 anos
Musculação Acima de 14 anos
Nado Artístico Acima de 07 anos
Natação Acima de 07 anos
Saltos Ornamentais Acima de 06 anos

As aulas são oferecidas em dois dias da semana (3ª e 5ª ou 4ª e 6ª), das 07h05 às 18h45, de acordo com a modalidade, tendo duração de 50 minutos, exceto as turmas de Equipe, que possuem horário diferenciado, com treinamento diário. Os alunos podem praticar até duas modalidades diferentes, por Semestre. As matrículas são abertas à toda comunidade do DF e do Entorno, onde as vagas serão, prioritariamente, disponibilizadas aos alunos da rede pública e da Secretaria de Educação do DF, do ensino regular: educação infantil e ensinos fundamental e médio do Distrito Federal. A idade mínima para praticar atividade na Escola de Esportes é de 06 (seis) anos, conforme modalidade discriminada acima.

 

Ter sido aprovado nos testes/entrevistas das modalidades natação, saltos ornamentais, nado artístico e aquatreino (deep water);

Ter idade compatível e disponibilidade de vagas nas turmas para qual deseja se inscrever, podendo matricular-se em, até 02 (duas) modalidades diferentes por Semestre;

 

 Para os candidatos à preenchimento de novas vagas:

O processo de matrículas novas, acontecerá, somente, em ambiente virtual, por meio do site da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, no botão a baixo:

No caso de modalidades Aquáticas: Aquatreino (Deep Water), Natação, Nado Artístico e Saltos Ornamentais, deverá fazer o teste e, se estiver APTO, o candidato poderá realizar sua inscrição virtual, no endereço acima especificado. Observando, a restrição de inscrição somente em até, duas modalidades distintas.

Nas modalidades: Alongamento, Ginástica Acrobática, Musculação e Karatê, o candidato poderá realizar sua inscrição virtual, no endereço acima especificado. Observando, a restrição de inscrição somente em até, duas modalidades distintas.

As modalidades em que ocorrem no período de 3ª a 6ª, correspondem às EQUIPES ESPORTIVAS, as quais os alunos tem acesso, somente, com autorização do professor. Portanto, recomendamos que os candidatos não realizem inscrições em tais modalidades. Sob o risco de não efetivação de matrícula e, por conseguinte, a perda da inscrição na modalidade desejada.

ATENÇÃO A matrícula nova deverá ser realizada na modalidade, dia e horário pretendida, observando a faixa etária estabelecida. Portanto, observe, com atenção, as informações e orientações prestadas no “e-mail”, enviado. Após a inscrição virtual, o aluno deverá aguardar o “e-mail” de confirmação de matrícula e apresentar a documentação definida no texto enviado pela Secretaria de Esporte e Lazer, na Secretaria de Cursos, de forma presencial, de terça-feira a sexta-feira, no horário de 8h às 16h30, para confirmação da matrícula e recebimento da carteirinha vigente.

IMPORTANTEO aluno terá sua matrícula confirmada e a vaga garantida, após a entrega da documentação completa, no prazo estabelecido no “e-mail” enviado pela Secretaria de Esporte e Lazer.

Documentação a ser apresentada:

  1. a) 01 (uma) foto 3X4, atualizada;
  2. b) Cópia/Original do RG com CPF;
  3. c) Cópia do comprovante de residência, com CEP;
  4. d) Declaração Escolar, para os alunos da rede pública e Secretaria de Educação do DF, de matrícula do ano vigente;
  5. e) Cópia/Original da Carteira de Deficiente ou Laudo Médico, para os alunos com deficiência;
  6. f) Importante: No caso das modalidades aquáticas é obrigatória a apresentação da ficha de TESTE, assinada pelo professor, com manifestação expressa, sobre o candidato estar APTO, a praticar atividades aquáticas.
  7. f) Comprovante de pagamento impresso (original), da taxa semestral com data do ano vigente. Não será aceito comprovante digital. Alunos que fazem 02 (duas) modalidades ou família com mais de um aluno, o pagamento deverá ser feito de maneira individual, ou seja, um comprovante de pagamento para cada aluno e para cada modalidade. Alunos da rede pública e da Secretaria de Educação do DF, Idosos, com mais de 60 (sessenta) anos, Deficientes, alunos integrantes de Equipes da SEL, na faixa etária de 06 a 17 anos e Hipossuficiente, são isentos do pagamento de taxa de matrícula, sendo necessária a apresentação de documentação comprobatória;
  8. g) Para os alunos que possuem acima de 70 (setenta) anos de idade, é obrigatória a apresentação de atestado médico para a prática da respectiva modalidade, informando, inclusive, que não possui qualquer contra indicação e doença infectocontagiosa que seja impeditiva para realizar essa prática, nos termos do inciso III, da Lei nº 2.185, de 30 de dezembro de 1998;

h)O atestado médico é opcional para os alunos com menos de 70 (setenta) anos de idade, desde que, no caso de menor de idade, autorizado por escrito pelo responsável legal ou para os que possuem entre 18 (dezoito) anos e 69 (sessenta e nove) anos, realizem o preenchimento do Questionário de Prontidão da Atividade Física – PAR-Q, conforme previsaõ constante na Lei nº 2.185/1998. Este formulário encontra-se disponível do Sistema de Inscrições do CACC;

Também são obrigatórios, desde que tenham mencionado essa condição no formulário de inscrição no CACC:

  1. a) Cópia de comprovante atualizado de que é beneficiário do Bolsa Família;
  2. b) Cópia de comprovante atualizado de que está incluido no Cadastro Único (CadÚnico);
  3. c) Cópia de comprovante de que é assistindo pelo Benefício Assistencial à Pessoal com Deficiência (BPC); e
  4. d) Cópia de comprovante de que é assistido pelo Benefício Assistencial ao Idoso (LOAS).

IMPORTANTE: Não há previsão de troca de modalidade. Neste caso, o aluno deverá realizar uma nova matrícula.

Pagamento de Taxa Semestral:

Conforme previsto no Decreto nº 33.708, de 14 de junho de 2012, o pagamento deverá ser feito na conta do Fundo de Apoio ao Esporte do Distrito Federal, conforme dados abaixo:

Valores:

R$ 60,00 (sessenta reais): crianças de 06 a 17 anos;

R$ 80,00 (oitenta reais): a partir de 18 anos.

Conta:

Fundo de Apoio ao Esporte

Banco: BRB

Agência: 100

Conta Corrente: 012.726-2

CNPJ: 02977827/0001-85

ATENÇÃO: A não apresentação da documentação do prazo estipulado, implicará, na perda imediata da vaga. Reiteramos, que o prazo estabelecido para apresentação da documentação, é de 15 dias, após o recebimento do “e-mail”, enviado pela Secretaria de Esporte e Lazer.

Caso ocorra alguma dúvida ou esteja com a documentação incompleta, entre em contato com a Secretaria de Cursos, localizada no Complexo Aquático Cláudio Coutinho.

2ª Via de Carteirinha:

Preencher a solicitação na Secretaria de Cursos, realizar o pagamento de taxa de 2ª Via, no valor de R$ 10,00 (dez reais) e trazer foto atual 3X4. A segunda via será entregue no prazo de 03 (três) dias úteis. A carteirinha solicitada e não retirada no prazo de 15 dias será descartada.

 

Somente para os que já são alunos, matriculados, nas atividades da Escola de Esportes;

O processo de renovação de matrículas, acontecerá, somente, em ambiente virtual, por meio do site da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, no botão a baixo:

Documentação a ser apresentada:

 

  1. a) Carteirinha vigente, com autorização do professor de cada modalidade que o aluno estiver matriculado. Observando que, nos casos de duas modalidades, são necessárias duas autorizações, uma de cada professor;
  2. b) 01 (uma) foto 3X4, atualizada;
  3. c) Cópia/Original do RG com CPF;
  4. d) Cópia do comprovante de residência, com CEP;
  5. e) Declaração Escolar, para os alunos da rede pública e Secretaria de Educação do DF, de matrícula do ano vigente;
  6. f) Cópia/Original da Carteira de Deficiente ou Laudo Médico, para os alunos com deficiência;
  7. g) Comprovante de pagamento impresso (original), da taxa semestral com data do ano vigente. Não será aceito comprovante digital. Alunos que fazem 02 (duas) modalidades ou família com mais de um aluno, o pagamento deverá ser feito de maneira individual, ou seja, um comprovante de pagamento para cada aluno e para cada modalidade. Alunos da rede pública e da Secretaria de Educação do DF, Idosos, com mais de 60 (sessenta) anos, Deficientes, alunos integrantes de Equipes da SEL, na faixa etária de 06 a 17 anos e Hipossuficiente, são isentos do pagamento de taxa de matrícula, sendo necessária a apresentação de documentação comprobatória;
  8. h) Para os alunos que possuem acima de 70 (setenta) anos de idade, é obrigatória a apresentação de atestado médico para a prática da respectiva modalidade, informando, inclusive, que não possui qualquer contra indicação e doença infectocontagiosa que seja impeditiva para realizar essa prática, nos termos do inciso III, da Lei nº 2.185, de 30 de dezembro de 1998;
  9. i) O atestado médico é opcional para os alunos com menos de 70 (setenta) anos de idade, desde que, no caso de menor de idade, autorizado por escrito pelo responsável legal ou para os que possuem entre 18 (dezoito) anos e 69 (sessenta e nove) anos, realizem o preenchimento do Questionário de Prontidão da Atividade Física – PAR-Q, conforme previsaõ constante na Lei nº 2.185/1998. Este formulário encontra-se disponível do Sistema de Inscrições do CACC;

Também são obrigatórios, desde que tenham mencionado essa condição no formulário de inscrição no CACC:

  1. a) Cópia de comprovante atualizado de que é beneficiário do Bolsa Família;
  2. b) Cópia de comprovante atualizado de que está incluido no Cadastro Único (CadÚnico);
  3. c) Cópia de comprovante de que é assistindo pelo Benefício Assistencial à Pessoal com Deficiência (BPC); e
  4. d) Cópia de comprovante de que é assistido pelo Benefício Assistencial ao Idoso (LOAS).

Mudança de Horário:

Aos alunos da Secretaria de Educação do DF e da rede pública é necessário a apresentação da Declaração Escolar, confirmando a necessidade de mudança de horário. Demais alunos, havendo vaga, somente com apresentação de documentação que comprove a incompatibilidade de frequência no horário em que esteja matriculado;

IMPORTANTE: Não há previsão de troca de modalidade. Neste caso, o aluno deverá realizar uma nova matrícula.

Pagamento de Taxa Semestral:

Conforme previsto no Decreto nº 33.708, de 14 de junho de 2012, o pagamento deverá ser feito na conta do Fundo de Apoio ao Esporte do Distrito Federal, conforme dados abaixo:

Valores:

R$ 60,00 (sessenta reais): crianças de 06 a 17 anos;

R$ 80,00 (oitenta reais): a partir de 18 anos.

 

Conta:

Fundo de Apoio ao Esporte

Banco: BRB

Agência: 100

Conta Corrente: 012.726-2

CNPJ: 02977827/0001-85

 

ATENÇÃO: A não apresentação da documentação do prazo estipulado, implicará, na perda imediata da vaga. Reiteramos, que o prazo estabelecido para apresentação da documentação, é de 15 dias, após o recebimento do “e-mail”, enviado pela Secretaria de Esporte e Lazer.

Caso ocorra alguma dúvida ou esteja com a documentação incompleta, entre em contato com a Secretaria de Cursos, localizada no Complexo Aquático Cláudio Coutinho.

 

2ª Via de Carteirinha:

Preencher a solicitação na Secretaria de Cursos, realizar o pagamento de taxa de 2ª Via, no valor de R$ 10,00 (dez reais) e trazer foto atual 3X4. A segunda via será entregue no prazo de 03 (três) dias úteis. A carteirinha solicitada e não retirada no prazo de 15 dias será descartada.

 

Devolução do pagamento de taxa:

Enviar “e-mail” para: digefae@esporte.df.gov.br

 

  1. a) Carteirinha vigente, com autorização do professor de cada modalidade que o aluno estiver matriculado. Observando que, nos casos de duas modalidades, são necessárias duas autorizações, uma de cada professor;
  2. b) 01 (uma) foto 3X4, atualizada;
  3. c) Cópia/Original do RG com CPF;
  4. d) Cópia do comprovante de residência, com CEP;
  5. e) Declaração Escolar, para os alunos da rede pública e Secretaria de Educação do DF, de matrícula do ano vigente;
  6. f) Cópia/Original da Carteira de Deficiente ou Laudo Médico, para os alunos com deficiência;
  7. g) Comprovante de pagamento impresso (original), da taxa semestral com data do ano vigente. Não será aceito comprovante digital. Alunos que fazem 02 (duas) modalidades ou família com mais de um aluno, o pagamento deverá ser feito de maneira individual, ou seja, um comprovante de pagamento para cada aluno e para cada modalidade. Alunos da rede pública e da Secretaria de Educação do DF, Idosos, com mais de 60 (sessenta) anos, Deficientes, alunos integrantes de Equipes da SEL, na faixa etária de 06 a 17 anos e Hipossuficiente, são isentos do pagamento de taxa de matrícula, sendo necessária a apresentação de documentação comprobatória;
  8. h) Para os alunos que possuem acima de 70 (setenta) anos de idade, é obrigatória a apresentação de atestado médico para a prática da respectiva modalidade, informando, inclusive, que não possui qualquer contra indicação e doença infectocontagiosa que seja impeditiva para realizar essa prática, nos termos do inciso III, da Lei nº 2.185, de 30 de dezembro de 1998;
  9. i) O atestado médico é opcional para os alunos com menos de 70 (setenta) anos de idade, desde que, no caso de menor de idade, autorizado por escrito pelo responsável legal ou para os que possuem entre 18 (dezoito) anos e 69 (sessenta e nove) anos, realizem o preenchimento do Questionário de Prontidão da Atividade Física – PAR-Q, conforme previsaõ constante na Lei nº 2.185/1998. Este formulário encontra-se disponível do Sistema de Inscrições do CACC;

Também são obrigatórios, desde que tenham mencionado essa condição no formulário de inscrição no CACC:

 

a) Cópia de comprovante atualizado de que é beneficiário do Bolsa Família;
b) Cópia de comprovante atualizado de que está incluido no Cadastro Único (CadÚnico);
c) Cópia de comprovante de que é assistindo pelo Benefício Assistencial à Pessoal com Deficiência (BPC); e
d) Cópia de comprovante de que é assistido pelo Benefício Assistencial ao Idoso (LOAS).

Mudança de Horário:

Aos alunos da Secretaria de Educação do DF e da rede pública é necessário a apresentação da Declaração Escolar, confirmando a necessidade de mudança de horário. Demais alunos, havendo vaga, somente com apresentação de documentação que comprove a incompatibilidade de frequência no horário em que esteja matriculado;

IMPORTANTE: Não há previsão de troca de modalidade. Neste caso, o aluno deverá realizar uma nova matrícula.

 

Conforme previsto no Decreto nº 33.708, de 14 de junho de 2012, o pagamento deverá ser feito na conta do Fundo de Apoio ao Esporte do Distrito Federal, conforme dados abaixo:

Valores:

 

R$ 60,00 (sessenta reais): crianças de 06 a 17 anos;

R$ 80,00 (oitenta reais): a partir de 18 anos.

Conta:

Fundo de Apoio ao Esporte

Banco: BRB

Agência: 100

Conta Corrente: 012.726-2

CNPJ: 02977827/0001-85

 

ATENÇÃO: A não apresentação da documentação do prazo estipulado, implicará, na perda imediata da vaga. Reiteramos, que o prazo estabelecido para apresentação da documentação, é de 15 dias, após o recebimento do “e-mail”, enviado pela Secretaria de Esporte e Lazer.

Caso ocorra alguma dúvida ou esteja com a documentação incompleta, entre em contato com a Secretaria de Cursos, localizada no Complexo Aquático Cláudio Coutinho.

2ª Via de Carteirinha:

Preencher a solicitação na Secretaria de Cursos, realizar o pagamento de taxa de 2ª Via, no valor de R$ 10,00 (dez reais) e trazer foto atual 3X4. A segunda via será entregue no prazo de 03 (três) dias úteis. A carteirinha solicitada e não retirada no prazo de 15 dias será descartada.

Devolução do pagamento de taxa:

Enviar “e-mail” para: digefae@esporte.df.gov.br

 

Atendimento ao público de forma presencial: de terça à sexta-feira, das 08h às 16h30 – Complexo Aquático Cláudio Coutinho.

Telefone: 4042 1828 – Ramal: 2031