Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/08/19 às 15h36 - Atualizado em 16/08/19 às 15h38

Taça Brasília de Natação terá 28 atletas do Futuro Campeão      

 Competição ocorrerá neste final de semana no Iate Clube de Brasília 

 

Divulgação

Neste fim de semana, 17 e 18 de agosto, 28 atletas do Futuro Campeão, que treinam no Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia (COP), participam da Taça Brasília de Natação. A competição será no Iate Clube de Brasília, a partir das 9 horas da manhã.

 

O campeonato reunirá mais de 200 atletas juvenis do Distrito Federal, divididos nas categorias Mirim (9-10 anos), Petiz (11-12 anos) e Absoluto (13 anos e acima).  A equipe que tiver o maior número de medalhas é declarada a vencedora.

 

Quem está ansiosa para as provas é a aluna do COP de Samambaia, Cibele Gomes,  12 anos. Ela treina há um ano e meio com frequência de quatro a cinco dias por semana. O resultado desta determinação está na quantidade de medalhas que a jovem já conquistou. Foram nove medalhas só na última competição, a  III Etapa Festival de Escola de Natação Brasília, realizada em julho.

 

“Aos três anos de idade, a Cibele, começou a tratar de problemas de saúde como a bronquite, depois percebemos que ela melhorou bastante a coordenação motora, agilidade, imunidade e ao longo dos anos ela se apaixonou pela natação. E o reflexo dessa disciplina e determinação está nas notas da escola e também na vida saudável”, contou Patrícia Gomes, mãe da campeã.

 

A Taça Brasília de Natação faz parte do calendário oficial da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. Foi criada em 2008 pela Federação de Desportos Aquáticos do Distrito Federal (FDA/DF).

 

Futuro Campeão – É o programa voltado para a transformação de jovens talentos em atletas de rendimento que formam esportistas que possam representar Brasília em campeonatos regionais, nacionais e internacionais. As seletivas acontecem em toda comunidade do Distrito Federal e realizadas nos próprios Centros Olímpicos e Paralímpicos semestralmente. Esta iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer é feita em parceria com a Fundação Assis Chateaubriand (FAC) e o Instituto para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente pela Cultura e Esporte (Idecace).