Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/08/21 às 11h19 - Atualizado em 5/08/21 às 11h21

Saltador do DF estreia nos Jogos Olímpicos

Kawan Pereira, beneficiado de programas da SEL, se apresenta nesta sexta-feira (6), a partir das 03h

 

Os Jogos Olímpicos de Tóquio estão chegando ao final, mas o Brasil continua na briga para ampliar o saldo de medalhas. E tem esportista representante do Distrito Federal que pode colaborar diretamente nesse cálculo. O saltador Kawan Pereira faz sua série nesta sexta-feira (6), entre 03h e 5h30, na plataforma de 10 metros com possibilidade de classificação para a semifinal, a ser disputada no mesmo dia, a partir das 22 horas.

 

Beneficiário dos programas Bolsa Atleta e Compete Brasília, da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), o jovem nasceu em Parnaíba, no Piauí, mas foi na capital federal que ele teve o primeiro contato com os saltos ornamentais. Especificamente no Centro Olímpico e Paralímpico (COP) do Gama, onde participou de uma seletiva do programa Futuro Campeão. As técnicas para dar mortais antes de cair na água, diz ter aprendido na capoeira.

 

“Minha expectativa é chegar à final dos Jogos Olímpicos. O que eu acredito que seja um fato inédito para o Brasil nos saltos ornamentais. Esse é meu objetivo e vou lutar muito para isso. Estamos treinando bem forte, apesar da lesão que tive, mas foi tudo resolvido. Estamos trabalhando muito para chegar a esse resultado. Espero conseguir isso e vou contar com a torcida de todos vocês”, contou o esportista.

 

O currículo do Kawan inclui uma medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, na plataforma sincronizada, e medalha de ouro nos Sul-Americano de Buenos Aires 2021. Ele treina no Centro de Excelência da Universidade de Brasília (UnB), pelo Instituto Pro Brasil, coordenado pelo professor Ricardo Moreira, que também parte os colegas de seleção nos Jogos Olímpicos, Isaac Souza e Luana Lira.

 

A secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira, fortalece a torcida ao atleta. “O Kawan representa muito bem a missão da Secretaria de Esporte, de possibilitar o acesso da população às práticas esportivas. Ele começou dentro de um dos nossos centros, se destacou na modalidade e seguiu a carreira esportiva. E nós continuamos apoiando por meio dos nossos programas de incentivo”.

 

ASCOM/SEL