O Instituto para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente pela Cultura, Esporte e Educação (Idecace) promove nos dias 28 e 29 de outubro, no Museu Nacional, o programa DNA do Brasil Talentos. Serão dois dias de palestras para os professores dos Centros Olímpicos e Paralímpicos, Escola de Esportes e profissionais de Educação Física da rede pública de ensino como propósito de incluir a pauta da formação da base esportiva no âmbito da política pública esportiva.
Na segunda-feira (28), o evento é voltado para os professores dos Centros Olímpicos e Paralímpicos e da Escola de Esportes. Eles poderão se capacitar com palestras sobre o desenvolvimento da aptidão física, qualidade de vida física e mental, entre outros temas.
O segundo dia, terça-feira (29), é voltado para os professores de educação física da rede pública e as palestras seguem a mesma temática.
Para o secretário de Esporte e Lazer, Leandro Cruz, o evento é de extrema importância para ajudar na iniciação esportiva e qualidade de vida dos alunos. “O Idecace é nosso parceiro na gestão dos nossos alunos nos Centros Olímpicos e Paralímpicos e o DNA do Brasil é de extrema importância para ajudarmos na qualificação dos nossos professores. Esses profissionais são fundamentais para a transformação da vida dos nossos alunos”, destacou.
No dia 29 de outubro, às 19 horas, será apresentado o aplicativo DNA-Brasil que faz parte da próxima fase do projeto. O lançamento oficial do programa contará com autoridades e representantes de entidades do sistema esportivo do Distrito Federal.
Esta fase do programa, tem o respaldo da Secretaria de Esporte e Lazer por meio do termo de fomento, será feita uma coleta de dados dos estudantes da rede pública de ensino do DF com o propósito de qualificar a tomada de decisão em políticas públicas.
“O esporte, para a metodologia DNA do BRASIL, é uma ferramenta de inclusão social, de melhoria dos índices de saúde e de qualidade de vida, de desenvolvimento vocacional esportivo ou profissionalizante. Este é um projeto conjunto entre uma organização da sociedade civil, a Secretaria de Esporte e a Secretaria de Educação, refletindo um caminho possível na intersetorialidade das políticas públicas e na certeza de que é somando esforços que construímos um Distrito federal mais preparado para o amanhã”, afirmou o presidente do Idecace, Wilson Cardoso.
IDECACE
O Instituto é parceiro da Secretaria de Esporte e Lazer desde 2013 na gestão dos Centros Olímpicos e Paralímpicos atendendo cerca de 10 mil alunos. Atualmente, o Idecace está envolvido com cinco COPs: Brazlândia, Gama, Planaltina, Recanto das Emas e Santa Maria.
Serviço:
Para fazer a inscrição é só acessar o link: http://bit.ly/DNAdoBRASIL (sujeito a lotação)
Endereço: Museu Nacional
Dia 28: Professores dos Centros Olímpicos e Paralímpicos – das 8h às 13h.
Dia 29: Professores da rede público de ensino – das 13h às 18h. Às 19h será feito o lançamento oficial do programa com a presença de autoridades
Confira a programação: