Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/07/21 às 14h16 - Atualizado em 13/07/21 às 15h48

Esportistas do DF se destacam em campeonato no Peru

Evento ocorreu em Lima, no Peru, com a participação de quatro atletas beneficiados pelo Bolsa Atleta

 

 

 

O Distrito Federal foi bem-representado no Campeonato Sul-Americano Sub-20 de Atletismo, encerrado no último sábado (10), em Lima, no Peru. Beneficiados pelo programa Bolsa Atleta, da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), quatro esportistas da capital federal conquistaram resultados satisfatórios, com direito a medalhas e quebra de recorde. O que contribuiu para o Brasil manter a hegemonia no evento com o primeiro lugar na classificação geral com 417 pontos.

 

Gabriela de Souza Muniz foi o destaque do quarteto na competição. Na prova de 10 mil metros, da marcha atlética, ela conseguiu garantir, além da medalha de ouro, o novo recorde brasileiro ao concluir o trajeto em 47:11,69. “Eu fiz uma ótima preparação, estava fazendo treinos muito bons e queria melhorar minha marca; graças a Deus, deu tudo certo”, avalia a jovem, que já está com a vaga garantida para o Mundial Sub-20, em agosto, no Quênia, e para o Pan-Americano, previsto para ocorrer em outubro, no Chile.

 

Vinícius Moura Galeno e Marina Severina Pereira de Siqueira levaram a primeira colocação na prova de revezamento 4 x 400m, respectivamente, no masculino e no feminino. Foi também do Vinicius o principal lugar do pódio na prova de 400m rasos. Já Rubens Dantas de Barros, nos 10 mil metros da marcha atlética, ficou em oitavo lugar. Todos são alunos do Centro de Atletismo de Sobradinho (Caso), onde treinam com o técnico João Sena, que acompanhou o grupo ao Estádio de La Videna, na capital peruana.

 

A secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira, reforça a importância de incentivar modalidades esportivas por meio de programas que possam apoiar parte dos custos da rotina de treinamentos dos atletas, como o caso do Bolsa Atleta. “Quando soubemos de resultados tão bons com esse, confirmamos que estamos no caminho certo ao fomentar o esporte em todo o DF”, afirma. “O Bolsa Atleta é um programa que contribui para garantirmos a presença do Brasil nos pódios do mundo”.

 

ASCOM/SEL