Terminou na última sexta-feira (26) o programa Esporte nas Férias. Mais de duas mil crianças e adolescentes, de 4 a 17 anos, participaram das atividades esportivas e recreativas no período de 16 a 26 de julho, nas 12 unidades dos Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal. Ao todo, foram mais de 15 mil atendimentos neste período. E para fechar com chave de ouro esse período de férias, os Centros do Riacho Fundo e de Ceilândia (Setor O) celebraram o fim do projeto de uma maneira bem diferente.
No Riacho Fundo, a coordenação do COP levou cerca de 50 crianças para conhecer o Parque Ecológico e Vivencial da região. O passeio foi orientado pela diretora da unidade, Débora de Almeida, que destacou a importância do passeio. “O mais interessante desta ação é trabalharmos e injetarmos desde cedo nas nossas crianças o senso de pertencimento com o bem público. Fazê-las entender que, cuidando muito bem e preservando os espaços e bens públicos, poderão tê-los sempre à sua disposição, para usufruí-los juntamente com seus familiares e amigos. A criança, uma vez adquirida essa conscientização, leva e muito bem, essa mensagem para casa e a repassa para os seus familiares”, comentou.
Os alunos aprovaram a experiência. Mateus Diego de Carvalho, 14 anos, mora na região do Riacho Fundo, e não conhecia o parque. “O passeio foi bem legal e interessante. Eu nem sabia que o parque existia e foi muito agradável. Fiquei sabendo que no Parque Ecológico tem quadra para praticar esporte e pista de skate, além dos brinquedos infláveis que estavam por lá”, contou o aluno.
A diretora do COP também destacou sobre essa a experiência de levar os alunos num ambiente externo e explicar a importância do meio ambiente para os alunos. “O Parque Ecológico do Riacho Fundo I é um espaço verde e amplo, privilegiado para tal vivência, pois as crianças mostram-se felizes, em contato direto com a natureza, e com liberdade para correrem e brincarem à vontade, tomando sol, correrem pela grama, praticarem atividades esportivas como vôlei e futebol, em contato com a flora e a fauna local e ainda participarem de atividades lúdicas com brinquedos infláveis disponíveis no local. E ganharam lanchinhos feitos especialmente para elas”, contou Débora.
Já na unidade esportiva do Setor O, o encerramento do Esporte nas Férias foi bastante animado e com direito a bate-papo e música. A turma do Futuro Campeão de Bocha, coordenada pelo profissional de educação física Loreno Kikuchi Pessato, se encontrou para uma festinha, que incluiu um balanço das atividades do primeiro semestre e um planejamento para os próximos meses. “Avaliamos a ascensão desses nossos alunos, os excelentes resultados no Campeonato Regional, que criamos uma participação interessante”, destaca Pessato.
O projeto Futuro Campeão de Bocha, no Setor Olímpico e Paralímpico do Setor O, contempla a participação de 15 alunos. São atendidas pessoas com paralisia cerebral, tetraplégicos, distrofia muscular, entre outras patologias. As aulas acontecem no ginásio do local de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 18h.