Ao todo, 86 equipamentos esportivos serão instalados em 21 cidades do Distrito Federal, atendendo 380 mil pessoas diretamente
Mais um importante passo rumo à democratização da prática esportiva em todo o Distrito Federal, um dos principais projetos de políticas públicas da atual gestão da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL). Após a assinatura do termo de cooperação com a empresa Mude Mobiliários Urbanos Desportivos S/A, que vai levar 86 novos equipamentos esportivos para 21 regiões da capital federal, o governador Ibaneis Rocha conheceu os materiais que estavam dispostos na Praça do Buriti nesta terça-feira (14).
Faz parte da parceria público-privada a instalação de academias e módulos ao ar livre, de aço inox, pelos principais pontos de encontro da cidade para serem utilizados gratuitamente pela comunidade. O projeto, sem custos para o Governo do Distrito Federal (GDF), já começou a instalar 65 estações de musculação, 20 estações de skate e uma academia completa ao ar livre no Parque de Cidade Dona Sarah Kubitschek. Estiveram presentes no evento a secretária da SEL, Giselle Ferreira, a deputada federal Celina Leão, entre outras autoridades locais.
Contente em concretizar mais esse projeto, a secretária Giselle Ferreira, destacou a importância de possibilitar mais opções de práticas esportivas ao ar livre gratuitamente. “Dentro da nossa premissa de democratizar o esporte, realizamos um estudo prévio que possibilitasse contemplar todas as regiões administrativas do DF com equipamentos esportivos adequados. Com essa nova iniciativa, vamos garantir mais saúde e qualidade de vida às pessoas”, explica.
As estações de skate estão sendo instaladas em 12 regiões administrativas: no Plano Piloto (asas Sul e Norte), no Lago Sul, no Lago Norte, no Noroeste, na Vila Planalto, no Sudoeste, em Samambaia, no Gama, em Taguatinga, no Guará, em Águas Claras, em Ceilândia e no Riacho Fundo II. Cada módulo inclui pista fabricada em aço com rampa, espaço para alongamento e fortalecimento.
Já as 65 estações de exercícios, que possibilitam fazer uma série atividades e alongamentos, podem ser localizadas nas Asas Sul e Norte, no Noroeste, no Lago Sul, no Lago Norte, no Sudoeste, no Cruzeiro Novo, na Octogonal, em Taguatinga, no Guará, em Águas Claras, na Vila Planalto, no Jardim Botânico, no Jardim Mangueiral, em Santa Maria, na Arniqueira, na Candagolândia, no Riacho Fundo II e no Parque da Cidade.
A composição da academia completa do Parque da Cidade conta com banco e máquina para supino, aparelho conjugado com barra de alongamento e paralela, banco extensor, aparelho para agachamento, banco para remada, pesos diversos, banco de panturrilha sentada, banco declinado para abdominal, suporte para halters, barra móvel do tipo olímpica, entre outros equipamentos.
Do número total de estações de exercícios, nove são dedicadas às pessoas com deficiência. Todas as unidades atenderão, em média, 380 mil pessoas diretamente. Cada equipamento corresponde a um tempo de montagem diferente, a partir da data de assinatura, mas a expectativa é que todas estejam prontas em até 120 dias. A manutenção e conservação das estações e da academia, por parte da empresa parceira, obedecem ao prazo de 5 anos.
ASCOM/SEL