Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
3/06/24 às 15h35 - Atualizado em 3/06/24 às 16h55

Credenciamento aberto para o novo programa de Voluntários Sociais Esportivos

Voluntários vão atuar na promoção do condicionamento físico individual e em grupo

 

Com o objetivo de promover apoio voluntário às atividades realizadas nos espaços esportivos do DF, a Secretaria de Esporte e Lazer lançou o novo Projeto Esporte Social Voluntário. O programa foi regulamentado por meio da Portaria Nº 94 publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de 16 maio.

 

O novo projeto prevê o credenciamento de voluntários sociais esportivos para atuar em diversas atividades. As propostas devem ser enviadas exclusivamente pelo Sistema de Gestão dos Espaços, Atividades e Profissionais do Esporte (SEAPE), disponível no link

 

O programa substitui o antigo Educador Esportivo Voluntário e visa fomentar a participação da comunidade em projetos esportivos. É o que explica o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira. “Essa regulamentação reforça o compromisso da pasta em promover o esporte e a inclusão, além de proporcionar oportunidades para que nossos atletas e voluntários contribuam significativamente para o bem estar da sociedade”, destaca.

 

PERÍODO DE CREDENCIAMENTO

 

As vagas para o Projeto Esporte Social Voluntário seguem abertas até 20 de dezembro de 2024, com possibilidade de renovação anual por até 36 meses, a critério da administração pública.

 

REQUISITOS PARA INGRESSO

 

Os principais requisitos para ingresso no programa são:

-Ser maior de 18 anos;

-Apresentar currículo básico;
-Preencher o Formulário de Plano de Trabalho;
-RG, CPF e comprovante de residência;
-Apresentar certidões negativas de antecedentes criminais das justiças estadual e federal;

-Comprovar quitação com as obrigações eleitorais e militares (para homens);

-Comprovar experiência em atividades sociais e/ou voluntárias na área esportiva pretendida.

 

BENEFÍCIOS E DURAÇÃO

 

Os voluntários selecionados poderão ser ressarcidos por despesas com alimentação e transporte, até o valor de R$ 37,00 por dia de serviço voluntário, podendo totalizar até R$ 740,00 mensais, não ultrapassando 20 dias de prestação de serviço por mês.

 

VOLUNTÁRIOS ATUAIS

 

Os beneficiados pelo Edital de Chamamento do Projeto Educador Esportivo Voluntário de 2023, com termos de adesão vigentes, serão automaticamente migrados para o novo programa, garantindo a continuidade e segurança jurídica para os voluntários.

 

*Gabriela Morais, Ascom/SELDF

Foto: Foto: Vinicius de Melo