Uma festa para esportistas profissionais e amadores. Assim, pode ser considerada a 50ª edição da Corrida de Reis. A tradicional prova do atletismo de rua brasiliense foi realizada nesse sábado (25) e contou com a participação de 22 mil pessoas, entre inscritos e pipoca (o pessoal que acompanha o trajeto correndo, mesmo sem ter feito a inscrição). Foi um sucesso de público e organização.
O início da grande celebração do esporte começou às 16 horas com a largada da Corrida Mirim. Centenas de crianças entre 4 e 14 anos se divertiram em provas de 25 a 300 metros, no estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha.
Às 19 horas, milhares de corredores esperavam pelo aviso inicial da Corrida de Reis, a maior prova de rua do Centro-Oeste. Nem a forte chuva que caia sobre a Capital Federal atrapalhou a animação dos corredores. Todos os inscritos ganharam medalhas de participação e os melhores colocados foram agraciados com medalhões especiais e troféus. As crianças ainda participaram do sorteio de bicicletas.
Pela primeira vez, o vigilante Jorge Maicon, 34 anos, levou sua filha Gabriela, de 4 anos, ao evento esportivo. E ainda aproveitou para correr os 10km na etapa adulta. “Esta é a sexta vez que eu corro e, neste ano, consegui inscrever também minha filha. Então vamos todos aproveitar essa corrida, que já virou tradição. E uma grande festa”, diz. A professora Sheila Carolina, 43 anos, também conseguiu se inscrever e os dois filhos. “Esse ano a organização esta de parabéns. Estamos muito felizes”.
Para o secretário de Esporte e Lazer, Leandro Cruz, o evento esportivo combina lazer, saúde e alegria. “A Corrida de Reis foi um sucesso, respeitando os horários, filas zero na entrega de kits e com segurança para todos os lados. Foi um grande evento para curtir em família. Foi extremamente emocionante. No próximo ano, queremos fazer um evento maior. Brasília se prepara para organizar a maior corrida de rua do país”.
Medalha de Ouro
Aos 19m09s, Gabriel da Costa Moreira, 22 anos, o primeiro colocado da prova de 6km cruzou a linha de chegada. E aos 23m57, Carmem Silva, 31 anos, foi a primeira mulher a completar os 6km da 50a Corrida de Reis. “É inexplicável chegar em primeiro lugar, uma sensação de dever cumprido. A largada foi sensacional com tanta gente. A organização foi muito boa. Estou satisfeita! Nem a chuva atrapalhou já que essa água toda ajudou na hidratação durante a prova”, contou a vencedora, moradora da Candangolândia.
Na prova de 10km, Antônio Lima, 31 anos, e Lorena Alves, 23 anos, foram bicampeões da Corrida de Reis. O atleta, que terminou a prova em 30m30s, aprovou a estrutura da edição de 2020. “Estou muito feliz com o bicampeonato. E recomendo que todo mundo pratique a corrida já que a modalidade ajuda na qualidade de vida e democrática, não precisa de muita coisa correr. É um dos esportes que mais cresce no Brasil”, disse o campeão, morador da Ceilândia.
Lorena Alves, de Sobradinho, finalizou a prova em 38m46s. “O percurso foi bem tranquilo. Esta é a melhor corrida da cidade. Ano que vem quero o tricampeonato”, completou.
Confira o pódio das provas:
Geral Faixa Etária Masculino 10KM
Geral Faixa Etária Feminino 10KM
PCD Feminino Deficiência Intelectual 10KM
PCD Masculino Deficiência Intelectual 10 Km
Confira as fotos: