Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/08/21 às 7h49 - Atualizado em 6/08/21 às 12h54

Copa HC de Futebol de Base movimenta a capital federal

Apoiado pela Secretaria de Esporte e Lazer, evento reúne 1,7 mil jovens atletas

 

Começou a 11º edição da Copa HC de Futebol de Base no Distrito Federal, tradicional competição destinada ao público mais jovem e criada há dez anos, a partir das demandas de projetos sociais e escolinhas. Haverá partidas em todos os os fins de semana deste mês, estando as finais programadas para 19 de setembro. Promovido pela Associação Desportiva, Social e Cultural Hebert Campos (Adeshc-DF), o evento promove tem apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL).

 

As partidas ocorrem na Arena HC, do Clube da Associação dos Servidores da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Arcef), próximo ao Parque Nacional de Brasília (Água Mineral), com disputas também realizadas em outros endereços eventuais.

 

Seguindo todos os protocolos contra a covid-19, os confrontos ocorrem sem a presença de público, sendo autorizada apenas a entrada do responsável do participante menor de 18 anos, dentro do distanciamento de 2 metros e utilizando proteção facial. É obrigatória a aferição de temperatura corporal, e qualquer pessoa que apresente suspeita de infecção será imediatamente afastada. Todos os materiais serão desinfetados, assim como haverá álcool gel disponível para todos os presentes.

 

Estímulo

 

As 40 equipes participantes estão divididas em quatro categorias – eles Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17 -, com participação de 1,7 mil pessoas. Os times mistos são formados por meninos e meninas. Quando finalizados os confrontos por grupos, os quatro primeiros colocados de cada categoria seguem para as etapas seguintes.

 

O investimento, de R$ 140.654, feito por meio de termo de fomento, colabora para a contratação da equipe de arbitragem, locutor e comentarista esportivo, materiais esportivos e premiações, locação de tendas, ambulâncias e sonorização, entre outros itens.

 

“Estamos muito animados com o retorno gradual das atividades esportivas, sempre garantindo toda segurança a todos os envolvidos”, comemora a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira. “Exemplo disso é a Copa HC, que promove aos nossos jovens, desde cedo, o contato com a prática esportiva e seus valores, como a disciplina, a persistência e a competitividade saudável além de colaborar na descoberta de novos talentos que podem despontar no futuro e representar a nossa capital e o país no mundo afora.”

 

O idealizador da iniciativa, Hebert Campos Ferreira, reforça a importância de retornar com as atividades. “Hoje, acredito que somos a competição mais tradicional de futebol de base do DF”, avalia. 

 

ASCOM/SEL