Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/05/21 às 16h05 - Atualizado em 20/05/21 às 10h47

EVENTO ADIADO: COP de Planaltina receberá o 1º Workshop Brasil de Futebol de Não Profissionais

O evento foi adiado em concordância ao decreto estabelecido pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Quando as normas de distanciamento social forem flexibilizadas, uma nova data será marcada.

 

Iniciativa ocorrerá de 21 a 23 de maio, presencialmente e na plataforma virtual

 

A democratização da modalidade mais popular do país faz parte de uma das premissas da Confederação Brasileira de Futebol de Não Profissionais (CBF-NP), que trabalha para possibilitar mais oportunidades para atletas amadores e todos que engrenam esse sistema, tais como projetos sociais, bases de clubes e iniciativas voluntárias. Tudo isso será destrinchado no 1º Workshop Brasil de Futebol de Não Profissionais, que ocorrerá de 21 a 23 de maio, no Centro Olímpico e Paralímpico (COP) de Planaltina.

 

Com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), a iniciativa pioneira deve reunir público presencialmente, dentro dos protocolos de segurança contra a Covid-19, e inscritos virtuais que acompanharão as palestras de várias partes do Brasil, onde a entidade conta com uma filial, e de outros lugares do mundo, como Portugal, França, Espanha e Inglaterra. A ideia é, futuramente, replicar o projeto piloto para as outras unidades esportivas do DF. Uma série de convidados ministrará palestras ao longo dos três dias.

 

O presidente da CBF-NP, Rodrigo Forest, responsável pela abertura do evento, exemplificará o conceito e objetivo da entidade e suas plataformas, e como público pode utilizá-las da forma mais adequada. “O esporte se desenvolve bem antes da bola rolar. Vamos acolher todos os projetos sociais que têm a possibilidade de unir o atleta ao mercado de trabalho, sendo o caminho com muita capacitação”, destaca o empresário. Os participantes ganharão certificados.

 

Atualmente, a CBF-NP, que foi criada há dois anos, está presente em cinco regiões do Brasil – em Pernambuco, Distrito Federal, Santa Catarina, Pará e São Paulo – e atua para combinar a inserção de jogadores ao mercado de trabalho, por meio de educação, saúde, tecnologia, meio ambiente e iniciação esportiva. Há cerca de 40 mil atletas cadastrados e 32 clubes parceiros. No site da instituição, o interessado pode obter mais informações, assim como se inscrever no workshop.

 

Para a secretária da SEL, Giselle Ferreira, essa é uma oportunidade de abastecer o público de muito conteúdo para entender melhor o mercado do futebol. “Como sabemos, a vida do atleta vai muito além do momento em que ele está competindo. Ele também precisa de informação, entender e se inserir no mercado no qual atua. Ter conhecimento é uma ferramenta poderosa e apoiamos iniciativas nesse sentido”, explica.

 

Conheça mais sobre a CBF-NP AQUI

 

Programação completa do evento AQUI