Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/01/22 às 18h34 - Atualizado em 13/01/22 às 15h58

Compete Brasília leva patinadoras para torneio nos Estados Unidos

Evento, que começa no próximo dia 16, terá a participação de cinco atletas do Distrito Federal

 

 

Cinco patinadoras do Distrito Federal estão partindo para os Estados Unidos, onde disputarão a primeira competição internacional do ano, por meio do programa Compete Brasília, da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL). Sob o comando da técnica Thatiana Resende, o grupo participa do Americas Cup Championship of Clubs, que ocorre entre os dias 16 e 20 deste mês, em Orlando, na Flórida. Na quarta-feira (12), elas receberam as passagens das mãos de representantes da SEL.

 

A turma, que treina no Iate Clube de Brasília, é formada por Antonella Bauer, da categoria Infantil; Pietra Bauer e Mariana Pêgas, da categoria Cadete; Clara Barbosa, da Sênior; e Mell Barbosa, da Juvenil. “Esse é o primeiro evento do calendário internacional e tem sua importância para avaliarmos como estão as regras atuais, ter contato com competidores de outros países e avaliar o nível da temporada, com atletas de todo o mundo”, pontua Thatiana Resende. Todas as esportistas entram na disputa individual na modalidade solo dance.

 

Além do time do DF, o torneio conta com competidores do Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná. Após a temporada em solo americano, as patinadoras do DF se preparam para os embates dos campeonatos Regional e Nacional, previstos para março. “Não é a primeira que viajamos pelo Compete Brasília, mas sem ele não iríamos conseguir participar da competição pela quantidade de gastos que são necessários”, explica Thatiana. “O programa tem uma importância grande”.

 

Em 2019, as meninas marcaram presença no Sul-Americano, o último internacional antes do início da pandemia, e que levaram a medalha de prata, na modalidade solo dance juvenil com a atleta Clara Barbosa. No ano passado, os dois campeonatos brasileiros realizados em Joinville (SC) e Santos (SP), as representantes brasilienses conquistaram, respectivamente, 23 e 24 medalhas em diversas categorias.