Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
8/11/22 às 16h19 - Atualizado em 8/11/22 às 16h19

Brasília recebe maior feira de artigos de camping da América Latina

 

A capital federal vai sediar a maior feira de campismo e caravanismo da América Latina, a 6ª Preview Expo Motorhome. O evento ocorre entre os dias 16 e 19 deste mês, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, contando com mais de 70 expositores e uma programação com 14 palestrantes, entre eles o biólogo, economista e apresentador de programas de natureza Richard Rasmussen, que vai falar sobre o ecoturismo no Brasil. A iniciativa oferecerá produtos em diversas áreas do campismo, como trailers e mini trailers, motorhomes e camping.

 

“A nossa expectativa é que cerca de 30 mil pessoas passem pelo evento”Giselle Ferreira, secretária de Esporte e Lazer

A Preview Expo Motorhome tem como objetivo o desenvolvimento do setor do campismo e caravanismo e o incentivo a empresas fornecedoras de insumos – peças e acessórios, eletrodomésticos, móveis, equipamentos elétricos, hidráulicos, entre outros – voltados para o setor caravanista.

 

Além de fomentar esse mercado, o encontro também busca novos entusiastas de campismo e caravanismo e a difusão dessa cultura e estilo de vida, que têm crescido cada vez mais no Brasil.

 

“Percebemos que o movimento dos adeptos do estilo de vida do motorhome, como lazer ou mesmo como forma de moradia, tem crescido exponencialmente, ainda mais nesse período pós-pandemia. A nossa expectativa é que cerca de 30 mil pessoas passem pelo evento”, destaca a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira.

 

O evento contará com o lançamento exclusivo do primeiro motorhome com câmbio automático produzido no Brasil, o F-Camper, da Ford. A última edição da exposição foi realizada em Canela (RS), movimentando cerca de R$ 80 milhões em negócios com mais de 40 expositores e 4 mil visitantes. Para a edição brasiliense, a expectativa é maior: a organização estima R$ 250 milhões em negócios.

 

“Escolhemos Brasília para realizar esta edição para descentralizar o movimento e trazer para o coração do país uma semente para disseminar a cultura do campismo e do caravanismo. O Parque da Cidade da capital federal é um dos maiores parques urbanos do mundo e o maior da América Latina e conta com um pavilhão de exposições com ampla estrutura, ideal para receber um evento do porte da Expo Motorhome. Esperamos aquecer esse mercado que está em franco crescimento no Brasil e conquistar um crescimento de 25% na comercialização de veículos, carrocerias, acessórios e insumos de campismo. Vai movimentar a economia local, regional e nacional”, afirma o presidente da 6ª Preview Expo Motorhome, Alexandre Boff.

 

Programação

As atividades da 6ª Preview Expo Motorhome começam às 14h do dia 16. Além dos estandes e da área de camping, os visitantes poderão assistir a uma diversificada programação de palestras.

 

Dia 16 (quarta-feira)

14h – Abertura oficial

17h – Homologação de motorhome: como e quem deve fazer (VIP Engenharia)

18h – Expedição Atacama de motorhome (José Ronaldo Sessak)

19h – Aventuras pelo céu, pela terra e pelo mar (Max Fercondini)

 

Dia 17 (quinta-feira)

16h – 50 Mundos: eu vivo na estrada e moro no mundo (Sérgio Plumari)

17h – A importância da Anfatre para o setor (Marcus Pinto e Fernanda Ricciardi)

18h – Expedições em grupo pelo Brasil e Uruguai (Ricardo Amatucci – Clube Irmãos na Estrada)

19h – Início do campismo (Moacir e Clory Feiten)

 

Dia 18 (sexta-feira)

16h – A arte de viver na estrada (TNG Duo)

17h – Uma viagem de motorhome ao lugar habitado mais frio do mundo (Roy Rudnick e Michelle Weiss)

18h – Mercado e dicas para comprar um veículo recreativo (Felipe Kirsch)

19h – Caravanismo no maior rally do mundo (Sioney Carvalho – Camping Rota 89)

 

Dia 19 (sábado)

14h – O início de um sonho (Alexandre Boff)

15h – O ecoturismo no Brasil (Richard Rasmussen)

17h – Cruzando fronteiras a bordo de um Expedition Truck (Rodrigo Coelho e Carla Sandim)

 

Serviço
Evento: 6ª Preview Expo Motorhome
Data: de 16 a 19 deste mês
Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade