Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/10/21 às 16h10 - Atualizado em 15/10/21 às 16h28

Brasília, a capital do beach tennis

Clube da Engenharia recebe o ITF Sand Series até domingo (17) com os principais nomes da modalidade

 

 

O principal evento de beach tennis das Américas – e um dos destaques do calendário mundial – mobiliza o Distrito Federal. Até 17 de outubro, o ITF Sand Series ocorre na Arena Brasília, localizada no Clube da Engenharia, às margens do Lago Paranoá, com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) e participação dos principais nomes da modalidade, tanto no cenário nacional como no internacional. Além do Brasil, o circuito conta com etapas na Alemanha, Espanha e França e na África do Sul.

 

Desde terça-feira (12), cerca de 600 jogadores e jogadoras se revezam em grandes disputas na areia, durante todo o dia e, também, à noite. Nos dois primeiros dias, foram definidas as últimas vagas para a fase principal nas rodadas de qualifying, além dos embates em várias categorias da Brasil Beach Tennis Cup, evento amador oficial, que contabiliza pontos para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). De quinta-feira a domingo, só os profissionais entram na quadra de areia.

 

Das chaves compostas pelos melhores do ranking mundial, entre os resultados do primeiro dia estão, no feminino, a brasileira Rafaella Miiller – número dois do mundo – e a Venezuela Patricia Diaz – três do ranking – que estrearam vencendo a norte-americana Carolina Hannes e a brasileira Isabella Sella. Já a brasileira Joana Cortez – oitava do mundo – e a italiana Flaminia Daina – quinta do ranking – ganharam da brasileira Julia Cunha e da venezuelana Iosune Roncal.

 

No masculino, a dupla brasileira formada por André Baran e Vinicius Font, números seis e oito do mundo, também confirmou o seu favoritismo e derrotou outra parceria brasileira, Matheus Moreira e Paulo Santos. “Jogar aqui no Sand Series em Brasília é muito bacana. Um torneio em que não falta nada. Aqui tudo funciona muito bem, a estrutura é fantástica. Nunca vi um evento como esse no mundo, com essa organização. Muito bom ter um torneio grande assim no Brasil e em Brasília, capital do País”, afirma Joana Cortez.

 

O torneio segue as recomendações sanitárias vigentes em relação à Covid-19, exigidas pela ITF e, também, pelo Governo do Distrito Federal (GDF). “Estamos muito vibrantes, nossa cidade se transformou, de fato, na capital do esporte. Podemos receber eventos de múltiplas modalidades com toda estrutura e segurança necessárias. Uma das modalidades que mais cresce no mundo, o beach tennis ainda trouxe esse clima de praia para Brasília”, avalia a secretária de Esporte e Lazer (SEL), Giselle Ferreira.

 

FOTO DE DENTRO: ALEX ALVES

 

FOTO DA CAPA: (Marcello Zambrana/ITF Sand Series Brasil)