Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/07/21 às 15h56 - Atualizado em 20/07/21 às 15h59

Beach Tennis traz para a Esplanada dos Ministérios um dos maiores torneios do mundo

De 12 a 17 de outubro, o local receberá o ITF Sand Series Brasília’21

 

Sol, areia e muita disputa, em um dos principais cartões postais da capital do Brasil. De 12 a 17 de outubro, o ITF Sand Series Brasília’21 pretende transformar a Esplanada dos Ministérios em uma praia, a milhares de quilômetros do mar. Com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), o principal torneio de beach tennis nas Américas reunirá grandes nomes do esporte, entre profissionais e amadores, que utilizarão 18 quadras e uma superquadra central, a serem montadas no local.

 

 

Os italianos, criadores do esporte, as revelações de outras nacionalidades e os brasileiros, atuais campeões mundiais por equipes, liderados por André Baran e Vini Font (FOTO), números 6 e 7 do ranking mundial, além de Rafaella Miiller, número 1 do mundo, e da multicampeã Joana Cortez, número 9 do ranking, mostrarão todo o talento e habilidade nas partidas que serão realizadas ao longo do dia e da noite, dentro de todas as recomendações sanitárias vigentes em relação à Covid-19.

 

A categoria profissional contará com uma premiação de US$ 35 mil. Paralelamente, será realizado um torneio amador oficial, contando pontos para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), com atletas brasileiros de 12 a 70 anos. Com dez anos de expansão, o Beach Tennis vem crescendo ao redor do mundo, principalmente entre os brasileiros. Números dos torneios oficiais da ITF, de 2008 a 2019, mostram uma taxa de crescimento de 2.000%. Só no Brasil são mais de 250 eventos oficiais por ano.

 

Giselle Ferreira, secretária de Esporte e Lazer, destaca a realização do evento. “Vamos receber de braços abertos os maiores atletas de beach tennis do mundo para, juntos, transformar a Esplanada dos Ministérios, um dos maiores símbolos políticos do nosso país, em um grande cenário praiano, com destaque para o céu de Brasília, que sempre é um show a parte nos torneios esportivos realizados na cidade. Como secretária de Esporte, eu acredito que a retomada gradual dos eventos deve ocorrer respeitando os protocolos”.

 

 

Com a proposta de se assemelhar aos quatro Grand Slam de tênis, o ITF Sand Series de Beach Tennis reúne os torneios mais importantes e com maior premiação da modalidade. “Esta iniciativa prevê eventos na África, Europa e América do Sul no segundo semestre deste ano. A expectativa é que os torneios contem com os melhores jogadores do mundo, que certamente apresentarão esta versão vibrante e colorida do tênis da melhor forma possível”, diz David Haggerty, presidente da Federação Internacional de Tênis.

 

Para transformar a Esplanada em praia serão usadas 1.500 toneladas de areia. E, por ser realizado na principal avenida da capital federal, o evento pretende levar toda a emoção do esporte para o grande público, em um espaço de 10 mil metros quadrados, ao lado do Teatro Nacional e a poucos metros da Catedral. Além dos jogos, diversas atividades estão sendo planejadas para minimizar o impacto no meio ambiente: evento neutro em carbono, coleta seletiva com triagem e evento Plástico Zero.

 

“Um dos maiores torneios do mundo terá como sede a capital do Brasil. Queremos agradecer a ITF, que acreditou nesse projeto desde o início, mesmo em um contexto tão difícil como o que estamos vivendo no mundo. Mas, atendendo aos protocolos e diretrizes de segurança em relação à Covid-19, temos convicção de que será um evento para ficar na história e ser repetido pelos próximos anos”, afirma Rafael Westrupp, presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

 

* Com informações da Confederação Brasileira de Tênis (CBT)