Geraldo Oliveira e Marcelo Conceição são os representantes do DF na Suíça. Eles tentam vaga para Tóquio
A Seleção Brasileira de Parabadminton está na Suíça para a disputa de uma das competições mais importantes da modalidade, o Campeonato Mundial de Parabadminton (Suiça Internacional Total bwf Word Para-badminton Championships), que ocorre de 20 a 25 de agosto. O evento vale pontos que podem garantir uma vaga nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Do Distrito Federal, dois atletas do Centro Olímpico e Paralímpico de Brazlândia, estão nessa briga.
Um é Geraldo Oliveira, que começou a praticar ao parabadminton como forma de reabilitação aos 26 anos de idade, após um acidente em que perdeu o movimento de um dos braços. Já é o terceiro mundial que ele participa. Mas neste ano, Geraldo tem como objetivo conseguir pontos no ranking geral para obter a tão sonhada vaga nos Jogos Paralímpicos. “Meu objetivo é participar de uma Paralimpíada e estou muito focado nisto. É um sonho que ainda não consegui realizar”, comentou o atleta que viajou por meio do programa Compete Brasília, da Secretaria de Esporte e Lazer. Acompanha o Geraldo, a treinadora Cláudia Carvalho Mendes.
O outro atleta é Marcelo Marcelo Alves Conceição, que passou a última semana em concentração no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. De lá foi direto para a Suíça. Após o mundial, ele ainda vai para Lima, no Peru, onde participará dos Jogos Parapan-Americanos de Lima. As partidas de parabadminton, na capital peruana, começam no dia 29 de agosto. Mais dois atletas de DF também vão estrear na competição: Danielle Torres e Rômulo Soares.
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Esporte e Lazer do Distrito Federal