Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/10/21 às 12h12 - Atualizado em 22/10/21 às 12h13

Aprovado projeto do Brasília Skate Plaza no Parque da Cidade

Complexo com padrões olímpicos terá pistas para diferentes estilos desse esporte

 

Mais um passo foi dado na criação de um complexo desportivo, com padrões olímpicos, para a prática de skate no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh-DF) publicou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (21) a Portaria n° 94, que aprovou o projeto do chamado Brasília Skate Plaza – uma área voltada para todos os praticantes do esporte no DF.

 

Está prevista a construção de um conjunto de pistas de skate com escadarias, corrimãos, ladeiras escavadas e jardins nas proximidades do Estacionamento 4, em frente à Hípica e ao Restaurante Gibão, que vão contemplar pelo menos quatro estilos desse esporte: street (pista linear), downhill (ladeira), bowl e park (pistas verticais).

 

A iniciativa prevê instalação de vestiários, sanitários, arena infantil e uma praça central, seguindo o traçado original de Burle Marx para o local e respeitando as diretrizes estabelecidas no Plano de Uso e Ocupação do Parque da Cidade.

 

O objetivo é revitalizar a área onde se encontram instaladas as antigas pistas de aeromodelismo e o espelho d’água para modelismo naval, devolvendo a um espaço subutilizado o papel para o qual foi originalmente designado, que é esporte e lazer”, explicou a secretária executiva de Gestão do Território da Seduh, Janaína Vieira.

 

Para a secretária executiva, a construção do Brasília Skate Plaza também garante um local que proporciona um treinamento de alto desempenho para os praticantes desse esporte, cuja prática se mostrou crescente em todo o país.

 

“Especialmente depois que o skate foi incluído, pela primeira vez na história, no grupo de modalidades nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021, com o Brasil conquistando medalhas”, lembrou Janaína Vieira.

 

Próximos passos

 

A aprovação do projeto era o último passo a ser concluído pela Seduh, que encaminhará a proposta para a Secretaria de Esporte e Lazer. A iniciativa foi uma solicitação da pasta, que será responsável pelo orçamento e pela licitação da obra.

 

“A construção de uma pista de skate em um dos pontos centrais do DF, no caso o Parque da Cidade, se mostra necessária para fomentarmos mais sua prática entre nossos jovens”, afirmou a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira. “Nós temos muitos adeptos da modalidade em nossa cidade, inclusive, com representante brasiliense nos Jogos Olímpicos de Tóquio”, destacou.

 

Pista de patinação

 

A ideia é que o Brasília Skate Plaza seja todo integrado ao projeto da futura pista de patinação prevista para o Parque da Cidade. Elaborada pela Seduh, a iniciativa será um circuito de 200 metros, tendo arquibancada, praça e mais calçadas entre a ciclovia e a pista de caminhada, planejada para ficar entre os estacionamentos 3 e 4.

 

O projeto, contemplado no Plano de Uso e Ocupação do Parque da Cidade, também foi encaminhado para a Secretaria de Esporte e Lazer. A pasta será responsável pelo orçamento e pela licitação da obra.

 

POR AGÊNCIA BRASÍLIA