Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
30/09/23 às 15h02 - Atualizado em 30/09/23 às 15h03

Aluna do COP do Recanto das Emas representará o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023

O Brasil terá representantes nas 17 modalidades da competição

 

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), anunciou a convocação de 169 atletas que representarão o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, programados para ocorrer entre os dias 17 e 26 de novembro. A competição é de significativa importância no âmbito do paradesporto, sendo um marco para os atletas paralímpicos do país.

 

Entre os convocados, está a atleta, Juscileia Carvalho, aluna do Centro Olímpico e Paralímpico do Recanto das Emas, na modalidade do parabadminton.

Os Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 contarão com 17 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, badminton, bocha, ciclismo (estrada e pista), futebol de cegos, futebol PC (paralisados cerebrais), goalball, halterofilismo, judô, natação, rugby em cadeira de rodas, taekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco e tiro esportivo. O Brasil terá atletas em todas.

 

O Secretário de Esporte e Lazer, Julio Cesar Ribeiro, comentou sobre a convocação da atleta. “A divulgação dos atletas que irão representar o Brasil nos Jogos Parapan é sempre um momento especial para o esporte paralímpico. Ficamos muito felizes com a convocação da nossa aluna do COP Recanto das Emas. Ela é um exemplo de dedicação e superação, e temos certeza de que representará o Brasil com excelência em Santiago”, destaca.

“Essa é mais uma prova do talento e da determinação dos atletas paralímpicos do Distrito Federal, que continuam a alcançar destaque em competições nacionais e internacionais”, complementa o secretário.

 

Conquistas no Parabadminton

 

Juscileia Carvalho, uma atleta de 32 anos, residente no Distrito Federal e natural de Santa Luzia do Paruá, MA, está trilhando um caminho de sucesso no mundo do parabadminton. Em seu segundo ano na modalidade, ela já se destaca como a segunda no Ranking Distrital, acumulando vitórias, incluindo medalhas de prata e bronze nas etapas nacionais de Recife e São Paulo.

 

Para Juscileia, representar o Brasil em uma competição desse nível é mais do que uma honra. “É a realização de um sonho, o coração neste momento está acelerado, o desejo de qualquer atleta é poder chegar na seleção representar nossa bandeira, vestir nossa camisa, estou muito ansiosa e feliz”, compartilha a atleta.

 

Seus dias são dedicados aos treinos, uma rotina que se estende desde as manhãs até as tardes, com uma intensificação notável à medida que se aproxima o ParaPan.

 

Seus próximos passos incluem o Campeonato Brasileiro em São Paulo, onde almeja um lugar no pódio, seguido pelo desafio ainda maior no Parapan-Americanos. “Temos muito trabalho pela frente. Essa conquista no Parapan é apenas o começo”, destaca ela, evidenciando sua determinação em superar novos desafios e alcançar novos patamares em sua carreira no parabadminton.

 

Foto: arquivo pessoal