Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/07/19 às 10h57 - Atualizado em 25/07/19 às 17h46

DF terá 15 atletas nas Paralimpíadas Universitárias

Os atletas vão disputar medalhas no basquete  3×3, natação, bocha e atletismo

 

O Compete Brasília enviou uma delegação de 22 pessoas, sendo 15 atletas, para a terceira edição das Paralimpíadas Universitárias.  O evento será realizado nos dias 25 e 26 no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo e vai reunir 382 atletas de 21 estados mais o Distrito Federal.

 

Na competição, serão disputadas oito modalidades: atletismo, bocha, basquete 3×3, judô, natação, parabadminton, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas. O basquete 3×3 é uma novidade da edição de 2019. E os atletas que viajaram por meio do Compete Brasília vão participar do basquete 3×3, natação, bocha e atletismo.

 

Um dos representantes da delegação brasiliense é o estudante João Pedro Sales, de 18 anos. Ele treina diariamente no Centro Olímpico da UNB. “Comecei a natação para reabilitação e acabei pegando o gosto e a professora disse que eu tinha talento”, disse o jovem que neste ano conseguiu três pratas no campeonato regional realizado em Uberlândia, nas provas de 50 crawl, 100 crawl e 100 costa.

 

“Esta será uma ótima experiência. É a primeira vez que eu vou participar de uma grande competição e quero trazer para Brasília bons resultados”, contou João Pedro.

Quem também vai brigar por medalhas dentro das piscinas é Sarah Fernandes, de 18 anos.  A rotina da nadadora também é intensa. Ela divide os estudos com os treinos diários no Centro Olímpico da UNB e esta será a primeira vez que ela vai participar de uma competição universitária.

 

“Eu já viajei pelo Compete Brasília para campeonatos regionais e jogos escolares, mas agora é uma grande competição. Estou ansiosa. É uma oportunidade de conhecer outros atletas e fazer um intercâmbio com eles”, comentou a atleta especialista em nado crawl.

 

Já Isadora Maria Gomes Feitosa, 19 anos, compete nos 50 e 100 metros livre, na categoria S9. A esportista, beneficiada pelo programa Bolsa Atleta, conquistou duas medalhas de ouro nas Paralimpíadas Universitárias do ano passado, nos 50 metros costas e 50 metros livre. “Quero fazer uma boa prova e trazer medalhas”, ambiciona.

 

Gabriel Koga Mota, 19 anos, da categoria S9, entra na piscina para nadar as provas de 50 e 100 metros livre. Em 2018, ele levou o segundo lugar nos Jogos Aquáticos de Salta, na Argentina, e a segunda colocação nos Jogos Escolares. “Meu foco nas Paralimpíadas é o índice para conseguir o Bolsa Atleta e melhorar meu tempo”, destaca.

 

No atletismo, Elismar Vieira, de 23 anos, tenta medalha, na categoria F37, em duas modalidades – no lançamento de dardo e no arremesso de peso. Em 2017, ele começou a fazer fisioterapia no Centro Olímpico e Paralímpico de São Sebastião.

 

Bocha – Lucas Victorio Ribeiro da Costa, 20 anos, e Milenna Silva de Moraes, 20 anos, representam o DF na bocha, respectivamente, nas categorias BC1 e BC3. Lucas foi o primeiro esportista do DF a conquistar medalha em um torneio nacional, o que possibilitou os participantes da modalidade a pleitearem o benefício do Bolsa Atleta.

 

Segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro, a Paralimpíada Universitária tem como objetivo estimular a participação dos estudantes universitários com deficiência física, visual ou intelectual em atividades esportivas de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do território nacional, para promover a ampla mobilização em torno do esporte.

 

Confira a lista dos atletas do DF que viajaram pelo Compete Brasília:

Elisma da Silva – Atletismo

Agna da Cruz – Atletismo

Rodrigo de Brito – Atletismo

Lucas da Costa – Bocha

Milena de Moraes – Bocha

Isadora Feitosa – Natação

Marcelo Bezerra – Basquete

João Pedro Sales – Natação

Sarah dos Santos – Natação

Giulia Alves – Natação

Cdrik Mendes – Basquete

Neilson de Alencar – Basquete

Gabriel Mota – Natação

Diego Costa – Basquete

Pyther Monteiro – Basquete

 

Assessoria de Comunicação
Secretaria do Esporte e Lazer do Distrito Federal