Com a proposta de acompanhar a ascensão do futebol feminino no Brasil e no mundo, a Secretaria de Esporte e Lazer se reuniu, nesta sexta-feira (24), no Estádio Nacional Mané Garrincha, com representantes da modalidade no Distrito Federal para avaliar as demandas do setor e analisar possibilidades de colaborar para o seu crescimento. Esse foi o primeiro de uma série de encontros que a pasta planeja organizar para fortalecer a atividade. Atualmente, a capital federal se destaca no cenário nacional do futebol feminino com clube na série principal.
“Nós já temos uma grande produção esportiva espontânea, mesmo com pouco apoio. Queremos fortalecer o futebol feminino em Brasília. Não só os times, mas sim a modalidade. Sendo incentivado na rua, na escola, nos Centros Olímpicos e Paralímpicos, como o futebol masculino é incentivado normalmente. Nossa proposta é escutar as demandas e traçar um planejamento, respeitando a história de cada um. E de todos que batalharam pelo crescimento do futebol feminino na cidade”, destaca o secretário de Esporte e Lazer, Leandro Cruz.
Estiveram presentes na ocasião, dirigentes de clubes, atletas antigos e da nova geração, familiares de esportistas e pessoas no geral envolvidas com o futebol feminino na capital federal. Entre os temas abordados, a utilização de unidades esportivas da Secretaria de Esporte e Lazer e a criação de um torneio próprio da modalidade foram destaques no debate, que ainda abriu espaço para troca de experiências entre os presentes.