Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/11/20 às 16h44 - Atualizado em 16/11/20 às 16h49

Ultramaratonista Orlian Oliveira supera o câncer de próstata e segue com vida saudável

COMPARTILHAR

Quando descobriu que estava com gordura no fígado, o vigilante Orlian Oliveira Frota, de 51 anos, decidiu mudar de vida. Há oito anos, pesando quase 100 quilos, ele foi indicado por sua médica a procurar uma atividade física e conheceu o mundo das corridas. Se antes ele se limitava a fotografar a esposa, que já participava das maratonas, depois se arriscou a calçar o tênis também em busca de mais qualidade de vida. “Comecei a correr quando fui convidado para fazer uma corrida de casal de 4km, cada qual fazia 2km, fui lá e fiz, terminei colocando os bofes para fora”, relembra.

 

Deu início na rotina pesada de treinamento e participou da primeira maratona na Alemanha, em 2013. No ano seguinte foi a vez de correr 60km da Volta do Lago, alcançando o 7º lugar em 6 horas e 16 minutos. Em 2015 fez 100km na mesma prova em 10 horas e 46 minutos, ficando na 9º posição, e 2016 percorreu o trajeto em 10 horas e 40 minutos. Aos poucos, o maratonista descobria a sua predileção por grandes distâncias. Estava indo tudo bem até, em 2018, fazer uma bateria de exames para se apresentar para mais uma prova. “Descobri um câncer de próstata, meu PSA (Antígeno prostático específico) estava muito elevado.

 

Nesse período Orlian conheceu um novo tratamento de câncer de próstata realizado por meio de cirurgia de robótica e se submeteu à intervenção em junho de 2018. Foi para São Paulo, acompanhado do médico urologista Ricardo Ferro, conhecido como um dos melhores na área. “A cirurgia foi um sucesso, graças a Deus voltei com a performance bem melhor”, celebra. E nesta terça-feira (17), a partir das 19 horas, os dois participarão de uma live com a secretária de Esporte e Lazer, Celina Leão, sobre Esporte no combate ao câncer de próstata, em alusão à campanha Novembro Azul, nas redes sociais da secretaria.

 

“Após fazermos uma série de ações para destacar o Outubro Rosa e a importância do autoexame de mama, vamos embarcar com tudo no Novembro Azul. Nesta semana, vamos receber um profissional da saúde, assim como um esportista que já viveu toda experiência de ser diagnosticado com câncer de próstata e dar a volta por cima. Queremos conscientizar nossa população sobre como é essencial estar sempre fazendo o acompanhamento do seu quadro de saúde. Está imperdível essa live”, explica a secretária de Esporte e Lazer, Celina Leão.

 

SERVIÇO

LIVE SOBRE NOVEMBRO AZUL

DIA 17 DE NOVEMBRO (TERÇA-FEIRA0, ÁS 19 HORAS, NAS REDES SOCIAIS DA SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER