Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/01/21 às 13h44 - Atualizado em 2/02/21 às 19h25

Secretaria de Esporte recebe representantes da Corrida de Aventura

COMPARTILHAR

A Secretaria de Esporte e Lazer recebeu nesta quinta-feira (28) representantes da corrida de aventura, modalidade que envolve ambientes naturais e selvagens em um percurso não marcado. Os integrantes do Brasília Outdoor Adventure (BOA) se reuniram com a secretária Giselle Ferreira de Oliveira sobre a possibilidade de parcerias para a difusão da atividade, que promove habilidades como estratégia, garra e resistência física e mental.

 

“Nossa missão é democratizar o esporte, e todas as suas variações, em todo o Distrito Federal. Estamos abertos para o diálogo para quem quer promover saúde e bem estar. A corrida de aventura faz isso e, com certeza, vamos trabalhar em parceria. O Compete Brasília, por exemplo, é essencial nesse suporte financeiro dos atletas, já que subsidia as passagens para a cidade ou país de destino da competição ou torneio”, destaca Giselle Ferreira.

 

Formado por Camila Nicolau, Guilherme Pahl e Pedro Lavinas, o Brasília Outdoor Adventure marca presença em provas nacionais e internacionais. “Nós somos muito orgulhosos desse programa, que nos permite participar de circuitos mundiais. Geralmente as provas de corrida de aventura são muito caras, com uma logística complexa, reunindo vários esportes juntos e com pouco patrocínio”, explica Camila.

 

O trio havia entrado com o pedido de passagem para o Adventure Racing World Series (ARWS), que aconteceria na Patagônia Argentina. No entanto, a pandemia de Covid-19 fez o evento ser cancelado, sendo a alternativa disputar a etapa de Medelín, na Colômbia, do mesmo campeonato, no fim de abril. Em 2013, por meio do Compete Brasília, eles participaram do Mundial na Costa Rica, em que conseguiram o sexto lugar.

 

A capital federal deve sediar a final do Brasileiro de Corrida de Aventura em dezembro de 2021. “Vai ser muito bom se pudermos contar com o apoio da Secretaria de Esporte nessa iniciativa”, reforça a atleta. A duração da corrida de aventura tem duração variada de 1 a 10 dias, tendo as equipes obrigatoriamente divididas entre homens e mulheres. O longo percurso costuma explorar pontos turísticos como pontos obrigatórios de passagem das regiões sedes dos eventos.