Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/09/19 às 14h37 - Atualizado em 30/09/19 às 14h58

Secretaria de Esporte participa do Curso de Arbitragem em Triathlon

COMPARTILHAR

Divulgação/SEL

A Secretaria de Esporte e Lazer recebeu, entre os dias 27 e 29 de setembro, os integrantes da Confederação Americana de Triathlon para a realização do curso de capacitação internacional em arbitragem de nível 2 da ITU (União Internacional de Triathlon).

 

Este curso é ministrado anualmente por representantes certificados da ITU. E ele é fundamental para quem deseja atuar em eventos internacionais da modalidade.  Em Brasília, as aulas foram ministradas pelos integrantes da ITU, o brasileiro, Roberto Menescal e o argentino, Gustavo Svane.

 

Eles passaram todo o conhecimento para os árbitros brasileiro, argentino e venezuelano que já foram pré-selecionados para atuarem nas competições internacionais.  Entre eles, o servidor da SEL, Schubert Abreu. “O encontro serve para nos capacitar. Assim poderemos atuar em eventos continentais e mundiais, como a Copa do Mundo de Triathlon que será realizada em Brasília em 2020”, destacou Schubert.

 

Para o diretor da Federação Argentina de Triathlon, Gustavo Svane, esta integração é importante para a troca de experiências entre os países. “Os participantes são selecionados de acordo com sua capacidade e eles passaram por este período de preparação. E nestes três dias, os alunos aprendem e trocam experiências para realizações de eventos mundiais, continentais e também dos Jogos Olímpicos”.

 

“Após o curso teórico eles terão um período para concluir o exame e serão avaliados pelo conhecimento adquirido durante o curso. Os participantes que forem aprovados poderão organizar campeonatos internacionais e também participar de equipes de oficiais de jogos regionais e olímpicos”, concluiu Svane.

 

Segundo a União Internacional de Triathlon centenas de árbitros são certificados anualmente em todo o mundo. E eles são responsáveis pelo crescimento e divulgação da modalidade.