Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/12/19 às 15h52 - Atualizado em 10/12/19 às 15h53

Mesatenistas do DF participam do Campeonato Brasileiro

COMPARTILHAR

Jogos Parapanamericanos Lima 2019 – Aloisio Alves de Lima Junior medalha de prata  (Credito: Douglas Magno/CPB)

O  Distrito Federal terá mais de 30 atletas participando do Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, a principal competição da modalidade no país. As disputas começam nesta quarta-feira (11) no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP).

 

Esta edição é considerada a maior já realizada pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) já que mais de mil mesatenistas de todo o país se inscreveram na competição. Além disso,  em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes, o torneio passa a ser válido como o Brasileiro Interclubes. Também serão disputados os torneios individuais das diversas categorias olímpicas e classes paralímpicas, além da competição entre seleções estaduais.

 

Dos 30 atletas do DF, 12 mesatenistas viajaram para São Paulo pelo programa Compete Brasília. Sendo seis atletas convencionais e seis paratletas: Darlan Lima, Luiz Lima, Pedro de Oliveira, Raimundo Bezerra, Ítalo Costa, Maurício Nunes, e os paratletas Cibele Pereira, Alana Keila, Bruno Vidigal, Washington Castro, Davi Neto e Aloisio Lima, este último mesatenista conquistou duas medalhas nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, ouro em duplas e prata no individual. Para ele, esta competição é de extrema importância.

 

“O Brasileiro é a competição nacional mais importante do ano. Para participar a gente precisa jogar algumas etapas durante o ano para poder se classificar. É ele que forma o ranking para compor a Seleção Brasileira e participar dos torneios internacionais”, explicou Aloisio.

O Campeonato Brasileiro  também vai garantir uma vaga direta para a Seleção principal e os vencedores do Absoluto nos dois naipes garantem presença no Campeonato Pan-Americano de Tênis de Mesa em 2020. Um bom desempenho dos atletas também pode ser fundamental para a corrida Olímpica e Paralímpica.

 

Darlan Lima, 39 anos,  é um dos atletas da equipe de Brasília.  O mesatenista afirma que ficar no pódio é o objetivo dele neste campeonato. “Quero terminar entre os melhores  para tentar uma classificação para campeonatos maiores como o Pan-Americano. Uma boa colocação neste Brasileiro também é fundamental para o ranking do Bolsa Atleta, tanto o Distrital quanto o nacional”,  disse o atleta que disputa uma medalha na categoria sênior.