Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/12/18 às 16h57 - Atualizado em 7/12/18 às 16h57

Iniciativa da ONU faz sensibilização sobre o papel do esporte na prevenção do crime e das drogas

COMPARTILHAR

O Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia recebe neste sábado (8/12) o Festival Vamos Nessa, que celebra a conclusão das atividades de 2018, da iniciativa de prevenção ao crime juvenil do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) em Brasília. O evento organizado em parceria com a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal, conta com apoio da Fundação Assis Chateaubriand (FAC) e do Instituto para o Desenvolvimento da Infância e da Adolescência para a Cultura e o Esporte (IDECACE).

 

Celebrando o fim das atividades de 2018, o UNODC está organizando um Festival esportivo de conscientização voltado para os jovens para disseminar os benefícios do esporte para evitar que os jovens se envolvam em crimes e violência. Aproximadamente 450 jovens participarão de competições de futebol, futsal, polo aquático e os jogos Vamos Nessa, que são inspirados nas sessões do Programa. No final do evento, medalhas e certificados serão entregues aos professores e participantes por autoridades do UNODC e do GDF.

 

Financiado pelo governo do Catar, o programa Vamos Nessa visa à promoção do esporte para prevenir o crime entre os jovens que vivem em situação de risco. Por meio do programa, professores de educação esportiva e outros profissionais que trabalham com jovens em contextos esportivos têm como alvo habilidades de vida, como resistir às pressões sociais para enfrentar a delinquência, lidar com a ansiedade e se comunicar efetivamente com colegas, por meio de um conjunto de exercícios interativos e divertidos.

 

O programa foi implementado e testado pela primeira vez no Brasil em 2017, após a assinatura de um Memorando de Entendimento com o governo do Distrito Federal. Atualmente, o Vamos Nessa está em funcionamento em vários países do mundo, incluindo a África do Sul, Colômbia, República Dominicana, Palestina e Quirguistão. No 2º semestre de 2018, o UNODC mobilizou 24 professores para implementarem sessões do Line Up Live com jovens de oito Centros Olímpicos do Distrito Federal, tendo como alvo 1 mil participantes.

 

Desde setembro, as sessões do Vamos Nessa foram efetivadas para fortalecer as habilidades da juventude como uma chave para minimizar os fatores de risco e maximizar os fatores de proteção relacionados ao crime, violência e uso de drogas. Ao melhorar o conhecimento dos jovens sobre as consequências do crime e abuso de substâncias e desenvolver habilidades para a vida, a iniciativa busca influenciar positivamente o comportamento e as atitudes dos jovens em situação de risco e prevenir comportamentos antissociais e de risco.

 

 

DATA: 08 de dezembro de 2018 (8h00 – 15h00).

LOCAL: Centro Olímpico de Samambaia (Rei Pelé).

ENDEREÇO: QS 119 Área Especial 01, Centro Urbano – Samambaia Sul/DF CEP: 72.300-000

 

Sobre o UNODC:

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) é a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável pela prevenção ao crime e justiça criminal e questões relacionadas ao consumo e abuso de drogas. Estabelecido em 1997, o UNODC tem sede na cidade de Viena, na Áustria, e conta com escritórios baseados em 21 países. Sua principal missão é contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos países ao promover justiça, segurança, saúde e direitos humanos. www.unodc.org.