Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/10/17 às 17h21 - Atualizado em 17/12/19 às 15h52

Informações Gerais

 

CENTROS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS

 

O programa desenvolvido pela Secretaria de Esporte e Lazer atua nas regiões administrativas do Distrito Federal por meio de parcerias público-privadas. Dentro da política pública estabelecida pelo Governo do Distrito Federal de inclusão social por meio do esporte, as 12 unidades contribuem para a melhoria da qualidade de vida da comunidade. A proposta oferta, prioritariamente, às crianças e adolescentes, uma alternativa de vida usando atividades sócio-recreativas, esportivas e de lazer, que despertam nos alunos valores como cooperação, solidariedade, pensamento crítico e autoestima. Os Centros Olímpicos e Paralímpicos também abrem vagas para adultos, idosos e pessoas com deficiências.

 

As atividades desenvolvidas são supervisionados pela Coordenação dos Centros Olímpicos, Paralímpicos que examina aspectos qualitativos e quantitativos, assim como seus respectivos controles. Essa abordagem possibilita uma análise global e o conhecimento das informações necessárias para ajustar o planejamento elaborado, com o objetivo de mantê-lo sempre atualizado aos interesses maiores do Programa.

 

Há modalidades de esportes individuais e coletivos para crianças a partir de 4 anos, jovens, adultos e idosos. Pessoas com deficiência também contam com amplo atendimento especializado, com foco no desenvolvimento físico, motor e social. A partir de uma avaliação funcional, que define a capacidade individual de cada pessoa com deficiência, é identificado o esporte mais adequado para lhe proporcionar a oportunidade de mostrar seu potencial.

 

Entre as opções estão atividade física orientada; atletismo; basquete; capoeira, ginásticas artística, localizada, acrobática e rítmica; desenvolvimento motor I e II; capoeira; futebol de areia; futsal; futebol society; handebol; hidroginástica; natação; tênis e vôlei de quadra. Pessoas com deficiência podem praticar, entre outras modalidades, bocha; natação, programa de inclusão, atletismo e estimulação básica.

 

Estrutura básica do Centro Olímpico e Paralímpico

Prédio de administração

Ginásio coberto

Quadra polivalente coberta

Quadra polivalente descoberta

Quadra tênis

Parque aquático: (duas piscinas semiolímpicas e uma infantil)

Pista de atletismo

Campo de futebol society

Playground

Campo de areia

Vestiários

 

Regiões administrativas contempladas com as unidades:

 

As atividades são realizadas em três turnos (Matutino, Vespertino e Noturno) abertas ao público participante dos programas, de terça à sexta-feira, podendo funcionar das 6h45 às 21h45, e sábado das 7h às 12h, de acordo com a necessidade e interesse da Secretaria.

 

Aos finais de semana os Centros Olímpicos e Paralímpicos, disponibilizam à comunidade a sua infraestrutura como espaço de convivência e lazer, das 9 às 16 horas, para a prática de esportes com os amigos.

 

Público alvo:

Crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência.

 

Modalidades oferecidas:

As modalidades oferecidas nos Centros Olímpicos e Paralímpicos podem ser visualizadas na tabela abaixo:

 

Requisitos:

 

Para a prática de modalidades esportivas:

Participar do processo de inscrição, de acordo com as datas e vagas oferecidas. Após o recebimento do comprovante de matrícula o aluno está apto a praticar a modalidade escolhida.

 

Para uso do Espaço de Convivência e Lazer:

Basta haver disponibilidade do espaço e dos equipamentos para uso.

 

Para participar dos Cursos de Qualificação Social:

  • Ser aluno do Centro Olímpico e Paralímpico;
  • Atender aos requisitos exigidos no descritivo do curso disponibilizado pela entidade conveniada do COP.

 

Documentos necessários:

 

Para a prática de modalidades esportivas:

Candidatos à vaga, na faixa etária de 04 a 17 anos:

  • Uma foto 3×4 atual;
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou carteira de Identidade expedida por órgãos de identificação da União, Estados ou do Distrito Federal;
  • Cópia da Declaração Escolar;
  • Cópia da Carteira de Identidade expedida por órgãos de identificação da União, Estados ou do Distrito Federal e CPF do responsável legal;
  • Atestado Médico, original, para a prática Esportiva; e,
  • Cópia da Declaração de Residência.

Candidatos à vaga, na faixa etária a partir 18 anos

  • Uma foto 3×4 atual;
  • Cópia da Carteira de Identidade expedida por órgãos de identificação da União, Estados ou do Distrito Federal e do CPF;
  • Atestado Médico, original, para a prática Esportiva; e,
  • Cópia da Declaração de Residência.

Para uso do Espaço de Convivência e Lazer:

É necessária a apresentação da Certidão de Nascimento ou carteira de Identidade expedida por órgãos de identificação da União, Estados ou do Distrito Federal para menores de 16 anos;

 

Para participar dos Cursos de Qualificação Social:

Para participar dos cursos de qualificação social é necessária a apresentação de documentos que atendam aos requisitos exigidos no descritivo do curso.

 

Custos:

Não há custos. Os serviços oferecidos são totalmente gratuitos.

 

Canais de atendimento:

Telefones: (61) 4042-1828

E-mail: gestaocops2019@gmail.com

Dias e horário de atendimento ao público: De segunda à sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 17h.

Endereço:

SCS Edifício Luiz Carlos Botelho, Quadra 04 – Bloco A, 6º e 7º andares Asa Sul. CEP: 70.304-000.