Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/06/18 às 17h46 - Atualizado em 12/06/18 às 10h31

Alunos de Centro de Olímpico e Paralímpico são homenageados por conquista na Suécia

COMPARTILHAR

Alunos do Centro Olímpico e Paralímpico de São Sebastião, campeões no mundial de goalball  em Malmö, na Suécia,  no início do mês, foram recebidos nesta segunda-feira (11)  pelo governador Rodrigo Rollemberg no Palácio do Buriti.  Na mesma solenidade,  o governador também recebeu os atletas brasilienses  que participaram da Gymnasiade 2018,   jogos mundiais escolares realizado em maio em Marrakesh, no Marrocos. “É muito gratificante vê que programas do governo estão dando resultados para a comunidade. Parabenizo não só os atletas como os professores por essas conquistas”, destacou Rollemberg.

 

Alunos Campeões dos Centros Olímpicos, Paralímpicos e Gymnasiade

A seleção brasileira masculina de goalball  conquistou o bicampeonato mundial da modalidade após vencer, na final, a seleção alemã por 8 a 3. Integraram  a equipe os alunos do Centro Olímpico e Paralímpico Leomar Moreno e André Dantas.  “Fico honrado por mais essa conquista e pelo apoio que recebemos”, disse André.  No feminino,  o Brasil conquistou o terceiro lugar com uma atleta também desse programa da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer,  Jéssica Vitoriano. Com esses resultados, as duas seleções se classificaram para os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020.

 

Para a secretária-adjunta de Esporte, Ricarda Lima, esses resultados se devem ao apoio do governador ao  esporte olímpico e paralímpico do Distrito Federal. Como um exemplo desse apoio, ela cita as atividades oferecidas para a comunidade nas 12 unidades dos Centros Olímpicos e Paralímpicos e  a construção da pista de atletismo na Quadra 105 do Recanto das Emas, entregue para a comunidade o ano passado.

 

A pista de atletismo  ajudou ao estudante Rian de Souza conquistar o ouro no revezamento medley na Gymnasiade. Ele treina no local com o professor de atletismo Manuel Evaristo Neto. “Agradeço a todos pela oportunidade de representar não só Brasília mas o Brasil na competição e ainda conquistar o primeiro lugar”, disse emocionado Rian.

 

Goalball – É um jogo praticado por atletas que possuem deficiência visual, cujo objetivo é arremessar uma bola com as mãos no gol do adversário. Cada equipa joga com três jogadores e três reservas, sendo obrigatório o uso de vendas nos olhos por todos os atletas.

 

No Centro Olímpico e Paralímpico, a modalidade é oferecida  com apoio da Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial (CETEFE), por meio de  termo de colaboração técnica com a SETUL.  O atendimento inicial é na Coordenação de Pessoas com Deficiência, onde o futuro aluno recebe a lista dos documentos necessários e marca uma avaliação funcional.

  • Acesse o Portal do Governo de Brasília
  • SDC Eixo Monumental - Lote 05. Centro de Convenções Ulysses Guimarães - Ala Sul 1º Andar - CEP: 70070-350 Brasília-DF Telefones: (61) 3226-0153/2192
    (61) 3223-3990/4323
    (61) 3224-3351
    E-mail: gabinete.esporte.df@gmail.com