Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/04/19 às 13h51 - Atualizado em 22/04/19 às 13h57

Gama é o campeão do Candagão 2019

COMPARTILHAR

O jogo decisivo que definiu o vencedor do 44º Campeonato de Futebol Profissional da Primeira Divisão do Distrito Federal, o Candangão 2019, confirmou o favoritismo do Gama, que havia levado a melhor no primeiro confronto da final e se sagrou campeão em cima do maior rival, o Brasiliense, com o empate de 2 x 2. Neste sábado (20), 14.736 mil pessoas compareceram ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha para assistir a disputa.

 

O time alviverde entrou em campo com expressiva vantagem, já que venceu por 3 x 1 a primeira partida em 13 abril, deixando para o Jacaré a missão de tentar reverter a diferença de dois gols para levar a disputa para os pênaltis. No entanto, para alegria da torcida gamense, em ampla vantagem na arquibancada inferior, quem saiu na frente foi justamente o arquirrival, com gols de Tarta e Gilsinho. Michel Platini e Mikon Leite marcaram para o Brasiliense.

 

O secretário de Executivo de Futebol da Secretaria de Esporte e Lazer, Apolinário Rabelo, e o vice-governador, Paco Britto, participaram da cerimônia de premiação dos clubes. “Foi merecida a conquista do Gama, pela grande campanha que fez nesse Candagão. A torcida foi maravilhosa. Parabéns aos dois times”, ressaltou o vice-governador.

 

Torcida dividida: Brasiliense x Gama

O morador do Gama Pedro Mariano, 55 anos, sempre se programa para acompanhar as partidas do seu time do coração. Neste ano, ele assistiu a três jogos. “Nós vamos sair daqui campeões. O Gama é a torcida mais fanática do Distrito Federal, uma das maiores do Centro-Oeste e, em breve, vai prosperar novamente no cenário nacional”, avalia o torcedor que foi ao estádio acompanhado de amigos.

 

Do lado adversário, o empresário Enos Ribeiro, 34 anos, fez questão de empurrar o Brasiliense na busca do resultado. Ao lado dos dois sobrinhos, de 12 e 13 anos, ele garantiu um lugar próximo ao gramado para poder levantar os jogadores. “Acompanho os jogos em todos os estádios. Nós temos que apoiar o futebol de Brasília. Há anos, o Brasiliense lotava o Serejão e precisa voltar a fazer isso”, destaca.

 

Saiba Mais

A Sociedade Esportiva do Gama levou o 12º título do Candangão de maneira invicta, repetindo a campanha do clube em 2003, quando levou a melhor em cima do Jacaré. Mas a última vez que o alviverde levou a taça de campeão do campeonato local foi em 2015, em cima do Brasília. A classificação para a final já garantiu vagas aos times finalistas na Série D, na Copa Verde e na Copa do Brasil em 2020.

 

Ficha Técnica

Brasiliense 2 x 2 Gama

Gol Brasiliense: Michel Platini e Mikon Leite

Gols Gama: Tarta e Gilsinho

Público: 14.736 mil

Renda: R$ 254.116 mil