Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/03/19 às 12h59 - Atualizado em 1/04/19 às 11h14

Gama é homenageado pelos 20 anos da conquista da Série B

COMPARTILHAR

Sessão solene da Câmara Legislativa foi realizada no estádio Bezerrão com ex-jogadores.

 

Os 20 anos do título do Gama de campeão da Série B do Brasileirão  foram lembrados  em uma sessão solene realizada  pela Câmara Legislativa na noite desta segunda-feira (25) no estádio Bezerrão.   O clube  foi o primeiro do Distrito Federal  a ganhar essa taça.  A cerimônia reuniu dirigentes e jogadores, que participaram da campanha vitoriosa em 1998.

 

Para o secretário executivo de Futebol da Secretaria de Esporte e Lazer, Apolinário Rebelo, a homenagem é mais que merecida para o time. “O Gama conseguiu um feito histórico, que projetou nosso futebol para todo o país. É preciso que o DF volte a ter representante na elite nacional do futebol. Para isso,  é necessária responsabilidade coletiva envolvendo federação, governo e torcedores”.

 

O capitão da conquista do título, o zagueiro Jairo,  lembrou que o Gama iniciou a competição em 23º lugar. Eram 24 times. “O  técnico Vagner Benazzi, que assumiu depois da terceira rodada,  disse na época que aquela era a nossa oportunidade.

 

Assim se unimos como uma família. O resultado foi esse que será levado para a vida toda”. Ele destacou ainda que dos 26 campeões, 13 jogadores eram do futebol do DF: ele, Paulo Henrique, Rochinha, Jacó,   Gerson, Nem, Adriano, Deda, Humberto,  Kabila, Ésio,  Romualdo e Robertinho.

 

As dificuldades e esforço do clube foram também contados pelo presidente da Federação de  Futebol do DF em 1998 e  atual presidente do Gama, Weber Magalhães. “A conquista projetou o Gama e só reforçou a importância do time. É com essa inspiração que queremos de novo levar o clube para as disputas nacionais. Sabemos que não é fácil, mas estamos brigando por isso”, ressaltou.

 

A sessão solene foi de autoria do deputado Daniel Donizet (PSL), que homenageou os jogadores e outras pessoas que ajudaram o Gama na conquista do título. Estavam também presentes os ex-atletas Paulo Henriuqe, Gerson, Romualdo e Kabila. Da cidade, entre os agraciados estava o palhaço Pirulito,  torcedor sempre presente em todos os jogos mesmo antes do título nacional.


Título
–   A taça da Série B foi conquistada no dia 20 de dezembro de 1998  diante de cerca de 44 mil pessoas no estádio Mané Garrincha. O Gama venceu o Londrina por 3 a 0. Foi o passaporte para voltar depois de 12 anos à elite do futebol brasileiro. Ficou até 2002, quando foi rebaixado. Nos anos seguintes, teve participações irregulares nas competições e desceu para as séries C e D. Desde 2015 não disputa nenhum torneio nacional.

Leia também...