Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/06/19 às 15h30 - Atualizado em 7/06/19 às 15h37

Vôlei de praia é o destaque do Compete Brasília

COMPARTILHAR

A cidade de Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana de Recife, em Pernambuco, recebe neste fim de semana (8 e 9) a primeira etapa do Challenger e do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Sub-19.

 

A competição vai contar com representantes do Distrito Federal nas duas categorias. Os atletas viajaram para Pernambuco por meio do Compete Brasília, programa da Secretaria de Esporte e Lazer, que incentiva a participação atletas em campeonatos nacionais e internacionais.

 

Na categoria principal, Léo Vieira (DF) encontra com o cearense Hevaldo. A dupla é a atual campeã da temporada 2018 do Circuito Challenger e vice-campeão da etapa de Camaçari (BA) e terceiro colocado da etapa de Coquimbo (Chile) do Circuito Sul-Americano 2019.

 

“Estou indo para defender este título. Este torneio é importante porque participam as principais duplas do país e ainda me ajuda no ranking nacional”, comenta o atleta.

 

Outra dupla que vai representar o DF foi formada há sete meses pelos atletas João Vitor Damasceno, 16 anos, e Divino dos Santos Ribeiro, 18 anos. Eles já conseguiram o feito de colocar o Distrito Federal em quinto lugar no ranking nacional de vôlei de praia na categoria Sub-19.

 

Com o sonho de um dia representar o país os Jogos Olímpicos 2024, os jogadores, adaptaram as atividades diárias para a rotina pesada de um atleta de rendimento – com alimentação balanceada e treinamento intenso. Antes de alcançar o ápice da carreira de qualquer esportista eles precisam ser convocados para a seleção brasileira da categoria.

 

Para isso, a dupla participa da segunda etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Sub-19, em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, com a meta de conquistar um pódio. O torneio serve como base para revelar atletas da modalidade. “A gente vem de umas etapas batendo na trave para conseguir a classificação para a semifinal. Para essa etapa, nós tivemos uma preparação maior. Estamos confiantes em trazer essa conquista para Brasília”, destaca Divino. Além do quinto lugar no Sub-19, os dois levaram a oitava posição no Sub-21.

 

Natação e atletismo paralímpico

Além dos atletas do vôlei de praia, têm 10 representantes do atletismo paralímpico de Brasília participando Circuito Brasil de Loterias Caixa, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

 

E uma delegação com os atletas paralímpicos da natação está em Fortaleza participando do  X Jogos Aquáticos do Ceará.

 

Marcha Atlética

Em La Coruña, Espanha, Caio Bonfim, Max Batista e Gabriela Muniz participam do XXXII Grande Prêmio de Cantones de La Coruña.

 

Ginástica Rítmica

Em Monterrey, no México, Ana Luisa Neiva, participa do Campeonato Panamericano Juvenil.

 

Taekwondo         

E Lis Danielle Gonçalves, Eduardo Santana e Guilherme Araújo, estão em Portland, Estados Unidos, onde disputam o Panamericano Open da Modalidade.