Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/07/19 às 17h28 - Atualizado em 7/08/19 às 17h23

Distrito Federal participa da Copa Verde

COMPARTILHAR

Foi dado o pontapé oficial para a sexta edição da Copa Verde. Os clubes dos estados do Norte e do Centro-Oeste, mais o Espírito Santo e o Distrito Federal disputam a oportunidade de garantir uma vaga para as oitavas de final da Copa do Brasil, gratificação concedida apenas ao campeão do torneio, que deve prosseguir até novembro deste ano. Brasília, representada pelos times de Sobradinho e Brasiliense, recebeu nesta quinta-feira (25/07), a abertura do evento na Biblioteca Nacional de Brasília.

 

Estiveram presentes na solenidade – que teve o secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Walter Feldman, como mestre de cerimônia – a secretária Executiva de Políticas do Esporte, da Secretaria de Esporte e Lazer, Denise Cardoso de Gusmão Cunha; o vice-governador Paco Britto e representantes das federações estaduais de futebol e do governo federal.  “Vamos trazer esse troféu para o Distrito Federal e dar visibilidade nacional ao nosso futebol”, disse o vice-governador.

 

O formato da Copa Verde mudou com a proposta de agregar mais participantes. O número subiu de 18 para 24 clubes, que conseguiram as vagas, seguindo um dos três critérios de classificação: campeão estadual de cada estado, ranking nacional de clubes e melhor ranqueadas pelas federações. Na primeira fase, Sobradinho recebe o Manaus (AM), nesta quinta-feira (25/07), no Estádio Serra do Lago, já o Brasiliense enfrenta o Vitória (ES), na partida de volta, em 31 de julho, na Boca do Jacaré, em Taguatinga.

 

Retrospectiva: O Distrito Federal levou o título da primeira edição da Copa Verde, em 2014, com o time Brasília. Desde então, a taça já passou duas vezes pelo Pará, com o Paysandu (2016 e 2018), e duas vezes pelo Mato Grosso, com o Cuiabá (2015) e o Luverdense (2017). Sendo assim, o Centro-Oeste é região com o maior número de títulos da Copa Verde.

Assessoria de Comunicação
Secretaria do Esporte e Lazer do Distrito Federal