Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/03/20 às 17h15 - Atualizado em 16/03/20 às 17h17

Confederações esportivas cancelam competições

COMPARTILHAR

O alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 11 de março, ao declarar que o mundo vivia uma pandemia de coronavírus, devido ao rápido crescimento do número de casos de transmissão em todos os continentes, serviu de alerta para que todos os países, sem exceção, adotem ações para conter a disseminação do vírus. No universo do esporte não foi diferente. Eventos esportivos nacionais e internacionais estão sendo temporariamente cancelados. Confira aqui os posicionamentos das confederações de várias modalidades esportivas.

 

PISCINA

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, após consulta às federações estaduais e ao Comitê Brasileiro de Clubes, determinou a suspensão do calendário de competições nacionais e regionais por 21 dias como parte do esforço de contenção do COVID-19. Com a determinação, todas as competições nacionais e regionais marcadas até o dia 6 de abril estão suspensas. As novas datas de realizações serão divulgadas posteriormente.

 

FUTEBOL

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu suspender, por prazo indeterminado, as competições nacionais sob sua coordenação que estão em andamento: Copa do Brasil, Campeonatos Brasileiros Femininos A1 e A2, Campeonato Brasileiro Sub-17 e Copa do Brasil Sub-20. Em relação aos campeonatos estaduais, as Federações Estaduais de futebol, entidades organizadoras, terão deliberações específicas para cada competição, sendo respeitada a sua autonomia local.

 

ATLETISMO

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) suspendeu assembleias e competições até 30 de abril, em virtude do aumento da disseminação do Covid-19 e por recomendações de autoridades governamentais, médica e esportivas. Foram canceladas e adiadas, entre outros eventos do calendário oficial, as Copas Brasil Caixa de Fundo e Meio-Fundo e de Provas Combinadas. A entidade reforça que todas as suas filiadas adotem os mesmos procedimentos em relação aos eventos estaduais.

 

JUDÔ

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) também suspendeu todos os eventos do calendário nacional até 30 de abril. A medida de prevenção emergencial inclui competições e treinamentos de campo e vai ao encontro da decisão tomada pela Federação Internacional de Judô, com o propósito de zelar pela saúde de atletas, técnicos, público e profissionais envolvidos com a modalidade. São cinco etapas do Campeonato Brasileiro Regional suspensas, assim como um treinamento de campo Sênior.

 

VÔLEI

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) definiu a paralisação das competições por 15 dias. Esse é o caso da Superliga do Banco do Brasil 2019/2020 e da Superliga B 2020, além do Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia, o SuperPraia, o Brasileiro de Seleções, entre outros. A medida vale até que uma nova avaliação seja feita pelos órgãos responsáveis.

 

TÊNIS DE MESA

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), comunicou o adiamento da etapa da Copa Brasil TMB Platinum, que aconteceria entre os dias 16 e 19 de abril, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP). A Nova data será informada futuramente, tão logo o surto do Covid-19 seja controlado. A decisão segue as orientações do Ministério da Saúde, do Governo Federal, e está alinhada à Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), que cancelou todos os eventos até o final de abril de 2020.

 

BASQUETE

A Liga Nacional de Basquete (LNB) decidiu paralisar totalmente a temporada 2019/2020 do Novo Basquete Brasil (NBB). Não há data determinada para o retorno das atividades. A nova decisão ocorre 48 horas após a própria LNB determinar que as partidas do dia 13 ao dia 16 de março fossem realizadas com portões fechados. A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou a mudança do início do Campeonato Adulto profissional, previsto para começar em 15 de março. A determinação da CBB veio logo após a Federação Internacional de Basquete (Fiba) suspender as competições internacionais por tempo indeterminado

 

DEFICIENTES VISUAIS

A Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais cancelou o Grand Prix de Judô, que seria realizado de 19 a 21 de março, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.