Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/03/19 às 11h19 - Atualizado em 18/03/19 às 14h59

Compete Brasília leva atletas para torneios em cidades do mundo

COMPARTILHAR

Atletas de quatro modalidades olímpicas participam de campeonatos pelo Brasil e mundo afora, a partir deste fim de semana, por meio do Compete Brasília, programa da Secretaria de Esporte e Lazer, que faz a concessão de transportes aéreo (destinos nacionais ou internacionais) e terrestre (destinos nacionais). Os oito esportistas contemplados partiram para Alemanha, Estados Unidos, Paraná e Santa Catarina.

 

De 17 a 28 de março, em Bremen e Blankenburg, na Alemanha, os judocas Marcelo Valadão Esteves e Matheus Schetino Takaki, que fazem parte da seleção júnior da modalidade, disputam o Estágio Internacional SUB 21. De 16 a 20 de março, o Lady’s Open 2019 ocorre no distrito de Kingston, Pensilvânia, nos Estados Unidos, com a participação das atletas brasilienses de luta olímpica Geovania Marques Vieira, Ana Luiza Pereira França e Ágata Ajá Lopes Silva.

 

De 15 a 17 de março, em Curitiba (PR), Felipe Baines representa o hipismo do Distrito Federal na 1ª Etapa Summer Tour e na 1ª Etapa Seletiva para o Campeonato Sul-Americano. No dia 17 de março, na Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética, em Balneário Camboriú (SC), Caio Sena busca o 8º título na prova de 20 km. Ele é o recordista brasileiro nas provas de 20 km e 50 km e também conquistou o 4º lugar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, melhor colocação de um brasileiro na história da marcha atlética. Max Batista Gonçalves é o outro representante da capital federal, atendido pelo programa, na competição.

 

Compete Brasília – O programa regulamentado pela Lei nº 5.797, de 29 de dezembro de 2016, tem o objetivo de incentivar a participação de atletas e paratletas de alto rendimento em campeonatos nacionais e internacionais. Entre os requisitos para receber o benefício, o atleta precisa ser filiado à federação de sua modalidade,  comprovar residência fixa no Distrito Federal há no mínimo dois anos e estar em plena atividade esportiva.

 

O interessado deve comparecer ao protocolo da Secretaria de Esporte com toda a documentação exigida no prazo máximo de 40 dias antes da data prevista para o início de competição nacional e no máximo de 60 dias antes do início de competição internacional.