Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/08/19 às 17h32 - Atualizado em 15/08/19 às 17h33

Compete Brasília leva atletas para Sul-Americano de Judô

COMPARTILHAR

Dezenas de atletas viajam, por meio do Compete Brasília, para competições no Chile e diversas regiões brasileiras. Destaque para os atletas juvenis que buscam o título no Sul-Americano Sub-15 de judô.

 

Sul-Americano Sub-15 de Judô 

Os melhores judocas de até 15 anos do continente estarão reunidos, entre os dias 15 e 19 de agosto em Santiago, no Chile, para Sul-Americano Sub-15 de Judô. Representando o DF, uma delegação de 14 atletas entre eles Bianca Reis, Eduardo Rego e Lucas Tataki, que estão no topo do ranking nacional de suas categorias.

 

Eduardo Rego, 14 anos, é um dos atletas mais experientes da turma. Ele participou do Sul-Americano do ano passado no Equador, mas não conquistou nenhuma medalha.

 

 “Eu terminei em quinto lugar lá no Equador. Este ano eu treinei mais e estou mais confiante. Acredito que vou voltar com uma medalha, quero uma de ouro. Estou treinando muito para isso”, comentou Eduardo.

 

Lucas Tataki, 14 anos, vai participar pela primeira vez de um campeonato Sul-Americano e aposta em um ouro para o Brasil. “Eu treinei muito para ficar no topo do pódio. Quero trazer o ouro para o país”.

 

A atual campeã brasileira, Bianca Reis, 14 anos,  vai pela terceira vez para o torneio internacional. Nos anos anteriores ela terminou em primeiro na categoria dela. Agora a experiência será diferente, já que a judoca compete em uma categoria com adversárias mais experientes. “Estou treinando muito para voltar com outra medalha de ouro do Sul-Americano, será uma experiência incrível”, contou a atleta.

 

A delegação que viaja para o Chile é composta pela comissão técnica e dos atletas: Letícia de Lima; Davi Fontes, Sarah Nascimento, Matheus de Araújo, Manuela da Fonseca, Arthur Rocha Luz, Pedro Henrique Campos, Kallany Soares, Larissa de Carvalho, Matheus Nery e Paolla Suhett.

 

Campeonato Brasileiro de Judô Sub-13

Milena Carvalho/Divulgação

O Campeonato Brasileiro de Judô Sub 13 acontece de 16 a 18 de agosto, em Curitiba (PR). O Distrito Federal, por ser o campeão regional vai mandar 20 representantes para o torneio.

 

O Compete Brasília vai enviar duas representantes e seus treinadores. A Amanda de Oliveira Pontes, 12 anos, e Mariana Muniz, 11 anos.

 

Amanda é da categoria peso-pesado e viaja acompanhada do técnico Shellon Andrade Nunes. A jovem, que pratica a modalidade desde os sete anos de idade, começou a participar de torneios somente neste ano.  “Quero ir para ganhar medalha e, quem sabe, conseguir uma vaga para o Pan-Americano em novembro”, avalia a jovem, que atualmente lidera o ranking do Distrito Federal em sua categoria.

 

Outra judoca que viaja com ela é Mariana Muniz, faixa verde. Ela participa pela primeira vez de um Campeonato Brasileiro.

 

Torneio Regional de Ginástica Rítmica

Além do judô, tem mais atletas juvenis, que viajam pelo Compete Brasília, para representar o DF em outras modalidades.

 

Acontece em Palmas, no Tocantins, entre os dias 16 e 18 de agosto, o Torneio Regional de Ginástica Rítmica e as ginastas Milena Carvalho, Beatriz Gomes, Julia Schelle e Beatriz Magalhães, já estão no aquecimento para se apresentarem nesta competição que vale como seletiva para o campeonato nacional.

 

“O ano passado eu terminei em quarto no geral e fui convocada para o nacional que foi realizado em São Bernardo do Campo (COps), na região metropolitana de São Paulo, disse Milena.

 

A atleta pratica a modalidade desde os sete anos de idade. Ela começou no Centro Olímpico e Paralímpico do Parque da Vaquejada, onde ela descobriu o talento para este esporte.

 

Quem também começou a ginástica rítmica no Centro Olímpico e Paralímpico foi a Beatriz Gomes, 13 anos. “Iniciei no esporte aos sete anos na unidade de Samambaia. Depois fui para o Centro Olímpico do Setor O, onde tem o projeto do Futuro Campeão. E agora estou no Sesi Taguatinga”, disse a atleta mirim que este ano ficou em quinto no aparelho de maça e no primeiro em fitas.

 

Vôlei de Praia

Ângela Lavalle, Leandro Cruz e a equipe do Compete Brasília/Divulgação

Após a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima, a dupla, Ângela Lavalle e Carol Horta (CE), volta para as quadras brasileiras. As medalhistas participam da 4ª etapa do Chanlleger em Teresina (PI).

 

“O Compete Brasília foi fundamental para minha preparação e vaga para os Jogos Pan-Americanos, agora é voltar para o circuito nacional e já pensar numa preparação pré-olímpica”, contou Ângela.

 

Além dela, o outros jogadores de vôlei de praia vão representar o DF em Teresina e também vão viajar por meio do Compete Brasília como Leonardo Vieira, Luccas Amorim e Solange Leal.

 

“Nesta quarta e última etapa do Chanlleger quero manter o resultado da etapa anterior, em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, e ficar entre os primeiros do ranking”, disse Leonardo que ao lado do atleta Jô (PB), terminou em primeiro lugar.

 

Outros atletas que viajam pelo Compete Brasília

 

– Julia Magalhães Mesquita, 19 anos, Maria Vitória Azambuja, 14 anos, e  Rodrigo Ricco 17 anos –  4ª etapa Brasileira de Maratonas Aquáticas em Palmas (TO)

 

– Allan Luiz Nogueira da Cruz  – Campeonato Brasileiro de Cross Triathlon, em Cuiabá (MT).

Assessoria de Comunicação

Secretaria do Esporte e Lazer do Distrito Federal