Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/03/19 às 12h31 - Atualizado em 1/04/19 às 11h21

Compete Brasília: Atletas representam a cidade em várias competições nacionais

COMPARTILHAR

  


 

Em São Sebastião, litoral paulista, acontece neste sábado (23) e domingo (24), a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica. O canoísta Leandro Batista da Silva, 3º colocado no ranking regional, vai competir nas provas individual e em dupla. “O ano passado eu não participei do Campeonato Brasileiro por falta de recurso. Este ano, eu consegui viabilizar as passagens através do Compete Brasília. Sem o programa eu e meus colegas não conseguíramos representar Brasília em etapas aqui no Brasil e no exterior”, destaca o canoísta.

 

O evento em São Sebastião vale para a seletiva do Campeonato Mundial, que será realizado em setembro, na França. “Esta vai ser a primeira das três etapas da temporada do Campeonato Brasileiro. Esta competição é importante porque ela é classificatória e vale vaga para o mundial”, conta Leandro.

 

O programa Compete Brasília também vai levar a bicampeã da Maratona de São Paulo, Marizete Moreira dos Santos, para a 36ª Corrida de Aracaju, amanhã, na capital do Sergipe. Com experiência em competições internacionais e já considerada uma das melhores corredoras do país, ela vai correr a prova de 24 km. Marizete credita ao Compete Brasília a oportunidade de participar de eventos esportivos pelo país. “O programa nos favorece. A maioria dos atletas que não tem patrocínio e não tem condições de investir financeiramente pode viajar para competir. Isso é de grande importância”, destaca.

 

E começou no dia 18 de março, em Niterói (RJ) a Copa Centro Sul Sudeste de Basquete em Cadeira de Rodas. A equipe do DF, Águias do Gama, ganhou, por 58 a 40, do time Asdeniq do estado do Goiás. Os representantes do DF permanecem em Niterói até este sábado, data da final da competição. As passagens dos atletas foram viabilizadas através do programa Compete Brasília.

 

Segundo o responsável pela equipe Águias do Gama, Hélcio Gomes Ferreira, o incentivo da Secretaria de Esporte e Lazer é fundamental para o desenvolvimento dos atletas locais. “Este programa é de grande importância. Ele proporciona a oportunidade de crescer tanto no cenário regional quanto nacional”, reforça Hélcio.

 

Além de Hélcio, outras atletas do basquete em Cadeira de Rodas viajaram pelo Compete Brasília: Abrain Nunes Paixão, Luis Felipe Alves da Silva, Alvino Ferreira da Matta, Eduardo Lucas Souza Lima, Eduardo Robson da Silva, Emerson da Silva Rosa, Emerson Pereira Fernandes, Ivan Carlos Maciel, Joaquim Silva Souza, José Carlos Gomes de Souza, José Nilmar Carlos Guedes, Leonan Pereira da Silva, Mateus Antônio Rocha Braga, Matheus Assis de Oliveira, Milton Ribeiro de Morais, Neilson Aparecido Vasconcelos de Alencar, Renan Mariano Miranda, Ronnie da Silva Teixeira, Silvio de Souza, Thiago Wagner de Almeida Silva, Wagner de Souza Clemente e Wesley Nunes Farias.

 

Já as atletas da seleção de vôlei sub-16 do Distrito Federal participam até domingo do campeonato Brasileiro de Seleções Sub-16 feminino da Divisão Especial, no município de Saquarema (RJ). As atletas da equipe que viajaram com auxílio do Compete foram: Eduarda Gomes da Silva, Julia Souza Lopes, Lorena Gabrielle Lacerda Muniz, Nathalia Ferreira Morais, Noemi Marinho Sperber, Rebeca Borges Viana e Thaune Rodrigues.