Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/05/19 às 14h46 - Atualizado em 8/05/19 às 14h51

Brasília se consagra campeã em campeonato regional de judô

COMPARTILHAR

O Campeonato Brasileiro Região IV consagrou o Time Brasília de Judô, que conquistou o primeiro lugar no quadro geral de medalhas, no masculino e no feminino, neste fim de semana. A comissão técnica composta por 125 atletas retornou de Ji-Paraná, em Rondônia, nesta terça-feira (7), e foi recepcionada pelo secretário de Esporte e Lazer, Leandro Cruz, que parabenizou a equipe pela campanha vitoriosa. O grupo de judocas viajou por meio do programa Compete Brasília.

 

Além de conseguirem a classificação para a fase final do Brasileiro, que reúne um estado representante de cada etapa regional, o Time Brasília, da Federação Metropolitana de Judô, faturou 35 medalhas de ouro, 23 de prata e 42 de bronze. Eles disputaram contra equipes de Rondônia, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins, sendo o total superior a 600 esportistas. O público lotou a arquibancada do Ginásio Gerivaldão, local onde ocorreu a competição, para assistir aos embates.

 

“Apoiamos esses atletas, que desde cedo aprendem os valores empregados no esporte, principalmente em uma modalidade como judô, como espírito de equipe, disciplina e persistência. Essa importante conquista mostrou todo o empenho da equipe técnica e dos pais que participam ativamente do treinamento físico e psicológico de cada atleta. Muito em breve, eles poderão representar o país em torneios internacionais. Toda essa turma está de parabéns”, destaca o secretário Leandro Cruz.

 

Quadro a quadro

No masculino, o quadro de medalhas se distribuiu em 16 ouros, 13 pratas e 21 bronzes. O DF foi seguido, respectivamente, de Mato Grosso do Sul e Goiás. Já no feminino, o quadro total – com 19 ouros, 10 pratas e 21 bronzes – deixou para trás, novamente, o Mato Grosso do Sul, em segundo lugar, e Rondônia, em terceiro.

 

Luiza Alves de Oliveira Sousa conseguiu o primeiro lugar no SUB-21 e a segunda posição no Sênior. Ela compete na categoria meio-leve (52 kg). “Consegui um ótimo desempenho na competição, isso é o que importa. A semana vai ser intensa porque já recomeço a competir nesta semana ainda. Mas estou feliz o resultado”, diz.

 

Brasileiro de Judô

A Confederação Brasileira de Judô organizou cinco etapas regionais envolvendo seleções de todas as 27 unidades da federação. Os Campeonatos Brasileiros finais de cada classe ocorrem, separadamente, no segundo semestre deste ano. Em agosto, o Rio de Janeiro recebe os Sub-15 e Sub-18 e Curitiba, o Sub-13. Lauro de Freitas, na Bahia, é o destino da competição do Sub-21, em setembro; e o Campeonato Brasileiro Sênior, em dezembro, ainda  está sem definição de local.