Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/07/19 às 9h57 - Atualizado em 18/07/19 às 10h37

Bezerrão vai receber abertura e encerramento do Mundial sub-17

COMPARTILHAR

Torneio de futebol vai reunir 24 equipes; jogo de estreia será entre Brasil e Canadá no dia 26 de outubro

 

Divulgação/Gama

Depois de sediar grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, o Distrito Federal, vai receber, no Estádio Valmir Campelo Bezerra, no Gama, o Campeonato Mundial Sub-17 de futebol masculino.

 

O evento será realizado entre os dias 26 de outubro e 17 de novembro, e o Bezerrão, será o palco da abertura e do encerramento do evento, e vai receber também mais 16 jogos. O Mundial vai reunir 24 seleções entre três sedes. Além de Brasília (DF),  as cidades de Cariacica (ES) e Goiânia (GO) vão receber  as partidas do torneio.

 

O Brasil está no Grupo A do torneio, com o Canadá, Nova Zelândia e Angola. E a equipe canarinha estreia contra o Canadá no dia 26 de outubro, no Bezerrão, logo após a cerimônia de abertura. Os brasileiros voltam a jogar em Brasília, no dia 29 contra a Nova Zelândia.

 

A escolha do Bezerrão foi decisão do Comitê Organizador Local que optou em não utilizar grandes estádios ou arenas esportivas dando preferência para espaços menores e acolhedores, como o estádio gamense, que tem capacidade para 20 mil torcedores.

 

 “O Distrito Federal só tem a ganhar com a Copa do Mundo Sub-17. O torneio vai movimentar o turismo, como a toda a rede hoteleira, restaurantes e comércios, aquecer a economia regional, além de gerar divulgação de Brasília para o Brasil e também para o exterior”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Leandro Cruz.

 

A Secretaria de Esporte e Lazer vai se reunir, nos próximos dias, com o Comitê Organizador Local para alinhar os ajustes que serão realizados no estádio e definir a responsabilidade de cada organismo.

 

“O Estádio do Bezerrão passará por pequenos ajustes para receber as partidas do Mundial Sub-17, como a manutenção do gramado e iluminação, pintura e reparos internos, nada de caráter estrutural”, comentou o secretário.

 

Os outros estádios sedes são:  Olímpico e  Serrinha, em Goiânia (GO), e o  Kléber Andrade, em Cariacica (ES). Todos esses locais nunca receberam um evento da Fifa.

 

Participam do torneio as seleções do Brasil,  Austrália, Coreia do Sul, Japão, Tajiquistão, Angola, Camarões, Nigéria, Senegal, Canadá, Estados Unidos, Haiti, México, Argentina, Chile, Equador, Paraguai, Ilhas Salomão, Nova Zelândia, Espanha, França, Holanda, Hungria e Itália.

 

A Fifa ainda não informou os horários das partidas e os valores dos ingressos.

 

Confira os jogos no Bezerrão

 

Fase de grupos

26/10 – Brasil x Canadá

26/10 – Nova Zelândia x Angola

28/10 – Ilhas Salomão x Itália

28/10 – Paraguai x México

29/10 – Brasil x Nova Zelândia

29/10 – Angola x Canadá

31/10 – Ilhas Salomão x Paraguai

31/10 – México x Itália

1/11 – Austrália x Nigéria

1/11 – Canadá x Nova Zelândia

3/11- Camarões x Espanha

3/11 – Itália x Paraguai

 

Oitavas de final

6/11 – Oitavas de final: Primeiro lugar do grupo A  x Terceiro lugar de um dos grupos C,D ou E

6/11 – Oitavas de final: Primeiro lugar do Grupo D  x Terceiro lugar de um dos grupos  B, E ou F

 

Semifinal

14/11 – Semifinal

14/11 – Semifinal

 

Final

17/11 – Disputa do terceiro e quarto lugar

17/11 Final

 

Confira os grupos:

Grupo A: Brasil, Canadá, Nova Zelândia e Angola

Grupo B: Nigéria, Hungria, Equador e Austrália

Grupo C: Coreia do Sul, Haiti, França e Chile

Grupo D: EUA, Senegal, Japão e Holanda

Grupo E: Espanha, Argentina, Tajiquistão e Camarões

Grupo F: Ilhas Salomão, Itália, Paraguai e  México