8/06/18 às 14h24 - Atualizado em 8/06/18 às 14h28

Atleta do Compete Brasília é bicampeã mundial de capoeira

A  capoeirista Mary Jow conseguiu mais uma vez repetir o desempenho de 2013 e conquistou em maio o título do Word Championship On Sport de Capoeira, realizado em   Baku, Azerbaijão.  Ela viajou para a competição pelo  Compete Brasília,  programa da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer.  “Agradeço ao Compete Brasília pelo apoio nas passagens aéreas.  Sem esse apoio não conseguiria viajar”, destacou ela.

A brasiliense venceu a final  lutando contra outra brasileira, Vivian de Abreu Alexandra. Antes ela teve de passar por duelos contra atletas da Rússia e Austrália. “Me preparei dois anos para esse mundial. Todo o esforço valeu a pena para trazer mais um título para Brasília e Brasil”, disse Mary, que  já se prepara para  o próximo mundial, que será em 2020, em Dubai, nos Emirados Árabes.

Moradora de São Sebastião, ela treina duas vezes por semana com o mestre Pablo,  na Associação Cultural Gingado Capoeira, na sede da ARUC, no Cruzeiro. Para fazer esse percurso, ela precisa pegar quatro ônibus ao custo de R$ 20 por dia. Um valor que pesa no  seu orçamento, pois, não recebe patrocínio em espécie.  Para se manter, ela é personal capoeira.

Mary tem 40 anos e se dedica à capoeira há 28 anos.  Ela largou o balé e jazz, que fazia desde os 4 anos, ao acompanhar uma apresentação de capoeira na rua. Desde então, Mariangela Araújo Silva, seu nome  de batismo,  tem feito a prática dessa representação cultural sua vocação, a qual pretende se tornar mestre.

Compete Brasília – O programa tem o objetivo de incentivar a participação de atletas e paratletas de alto rendimento das mais diversas modalidades em campeonatos nacionais e internacionais, por meio da concessão de transporte aéreo (destinos nacionais e/ou internacionais) e/ou transporte terrestre (destinos nacionais).   Entre os requisitos para receber o benefício, o atleta precisa ser filiado à federação de sua modalidade,  comprovar residência fixa no Distrito Federal há no mínimo dois anos e estar em plena atividade esportiva.

• Acesse o Portal do Governo de Brasília
  • SDC Eixo Monumental - Lote 05. Centro de Convenções Ulysses Guimarães - Ala Sul 1º Andar - CEP: 70070-350 Brasília-DF Telefones: (61) 3226-0153/2192
    (61) 3223-3990/4323
    E-mail: gabinete.esporte.df@gmail.com