Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/04/18 às 15h18 - Atualizado em 9/04/18 às 16h21

Alunos e professores dos Centros Olímpicos e Paralímpicos ganham certificado da ONU

COMPARTILHAR

Alunos e professores dos 12 centros olímpicos e paralímpicos do Distrito Federal receberam o certificado de conclusão da capacitação do projeto Vamos Nessa, da Organização das Nações Unidas (ONU). O treinamento, desenvolvido no segundo semestre de 2017, foi feito por uma equipe internacional que utiliza o esporte como ferramenta de prevenção à criminalidade e à violência contra crianças e adolescentes.

 

A cerimônia ocorreu nesta segunda-feira, no auditório do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com a presença dos participantes – cerca de 100 alunos e 33 educadores, além da secretária de Esporte, Turismo e Lazer, Leila Barros, que fez parte da apresentação. “O esporte é uma ferramenta que ensina inúmeras lições, como disciplina, integridade e superação. Estamos muito orgulhosos de termos participado dessa ação pioneira”, avalia.

 

Diplomação - NODC

A partir dessa formação, os educadores podem ser multiplicadores do processo, tanto para outros professores como para novos alunos. “Essa formação me ajudou bastante na visão que tenho sobre os alunos, no sentido de humanizar e entender a história de cada um e incluí-lo dentro da rotina dos centros sem assustá-lo”, destaca Késia Rodolfo de Queiroz, professora da unidade esportiva do Setor O.

 

Ela integrou a capacitação no início do semestre passado, levando em seguida os ensinamentos para prática diária dos centros olímpicos e paralímpicos. A turma de basquete, ministrada pela professora, de 13 a 16 anos participou dez aulas. “Escolhi esse grupo por causa da faixa etária, que geralmente tem mais dificuldades em conviver em grupo. Eles aceitaram bastante e surgiram várias histórias. Uma grande troca de experiências”, completa a professora.

 

O coordenador da Unidade de Estado de Direito do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), da ONU, Nívio Nascimento, reforça que a iniciativa vai ficar como legado para os centros esportivos do Distrito Federal, com professores capacitados e manuais completos com diagnósticos e resultados. “Nossa intenção é que se torne uma prática regular na grande curricular da Secretaria”, ressalta.

  • Acesse o Portal do Governo de Brasília
  • SDC Eixo Monumental - Lote 05. Centro de Convenções Ulysses Guimarães - Ala Sul 1º Andar - CEP: 70070-350 Brasília-DF Telefones: (61) 3226-0153/2192
    (61) 3223-3990/4323
    (61) 3224-3351
    E-mail gabinete.seldf@gmail.com