Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/06/19 às 14h53 - Atualizado em 18/06/19 às 14h54

Aloha Spirit anima Pontão do Lago Sul

COMPARTILHAR

O Aloha Spirit, maior festival de esportes aquáticos do continente, escolheu um dos cenários mais bonitos do Brasil para sediar a segunda etapa do evento. De 21 a 23 de junho, o Lago Paranoá, no Pontão do Lago Sul, reúne centenas de atletas de todo o país, que se enfrentam em sete modalidades na água. A iniciativa, que tem a co-realização da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal, ainda conta com ações sociais, culturais e ambientais em sua programação.

 

Mesmo distante mais de mil quilômetros do mar, Brasília proporciona condições ideais para receber o Aloha Spirit. Serão sete modalidades em ação: o va’a (mais conhecida como canoa havaiana), o stand up paddle (SUP), a natação em águas abertas, o paddleboard, o surfski (utiliza o caiaque), a apneia estática e o waterman (reunindo natação, SUP e paddleboard). Algumas provas, como os casos de natação e canoagem, incluem pessoas com deficiência.

 

Os praticantes de ioga também terão espaço no evento. No Espaço Conexões, a prática meditativa está inserida na programação em três momentos. Serão desenvolvidas atividades socioambientais, culturais e educativas, inclusive, com participação de alunos de escolas públicas da região, com mutirões de limpeza do lago e o Festival Aloha Spirit de Cinema. Por fim, há a realização das rodas de discussão sobre a defesa do meio ambiente, remetendo ao tema central do Aloha Spirit 2019, “A Simbologia da Água”.

 

A primeira etapa do evento ocorreu em abril, em Ilhabela, litoral de São Paulo, com a participação de mais de 1,5 mil atletas de 18 estados e do exterior. Um dos destaques da fase inicial foi a participação da norte-americana campeã do Mundo, Fiona Wylde, que venceu no SUP Técnico e conseguiu o segundo lugar no SUP Race. No va’a, a emocionante chegada de duas tradicionais equipes brasileiras, com vitória da Brucutus sobre a Poseidon, ambas do estado de São Paulo, por uma distância mínima, empolgou o público na arena.