Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/08/20 às 13h14 - Atualizado em 12/08/20 às 13h16

Acesso livre para jornalistas em eventos nos estádios do DF

COMPARTILHAR

Os profissionais da imprensa estão autorizados a acompanharem os eventos esportivos nos estádios do Distrito Federal, seguindo a Portaria Nº 127, da Secretaria de Esporte e Lazer, publicada nesta quarta-feira (12), no Diário Oficial do Distrito Federal. Com a mudança, o Campeonato Brasiliense de Futebol, que foi retomado no sábado passado, volta a contar com a cobertura jornalística.

 

E já aconteceu a primeira partida com a presença da imprensa nesta quarta-feira. O jogo entre Taguatinga e Formosa, válido pelas quartas de final do Candangão, contou com 11 profissionais no Estádio Elmo Serejo Farias, o Serejão, em Taguatinga. Eles foram divididos, de acordo com a sua função, em três áreas do local: próximo ao campo, atrás do gol, arquibancada e cabine, sendo priorizado o distanciamento entre eles.

 

“Houve muita reclamação dos profissionais da rádio, principalmente. A gente sabe a importância das mídias alternativas nessa cobertura para que o torcedor possa acompanhar as partidas do seu time, já que ele ainda não pode comparecer ao estádio. Pedimos uma sensibilização da secretária nessa questão, que foi atendida”, avaliou o presidente da Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos (ABCD), Jânio Gomes.

 

O jornalista interessado em acompanhar as partidas do Candangão precisa ser credenciado à ABCD, efetuar outro pré-cadastro on-line no site da entidade, até 18 horas do dia anterior ao jogo que pretende trabalhar, e assinar um termo de responsabilidade. O uso de máscara e álcool em gel, entre outras regras estabelecidas pelo Governo do Distrito Federal (GDF), continua obrigatório por todos.

 

A secretária de Esporte e Lazer, Celina Leão, fez questão de abrir o espaço para a imprensa. “O esporte é para todos. Não existe forma mais democrática do que o futebol chegar a todos.”, concluiu.